Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Ansiedade e Insônia

A ansiedade é um mal democrático: não importa a idade, o sexo, a classe social, qualquer pessoa pode, em algum momento da vida, sofrer com ela. E com o mundo cada vez mais corrido e com cobranças maiores, este problema tem aumentado bastante. Apesar de ser um problema normalmente associado ao psíquico, a ansiedade tem vários sintomas físicos, como a taquicardia, as dores de cabeça, a tensão muscular e os tremores.

Em casos extremos, é necessário que o ansioso procure um médico para que a doença seja devidamente tratada. Porém, quando os sintomas são mais amenos e não são tão frequentes, é possível contar com os benefícios naturais das plantas e ervas.

A receita abaixo é ideal para quem tem dificuldade para dormir ou se encontra em um momento de grande tensão. As ervas utilizadas ajudam no relaxamento, reduzem a sensação de ansiedade e também acalmam. É bem fácil de fazer e as ervas são encontradas facilmente em casas de produtos naturais, além de poderem ser cultivadas em casa.

Chá Calmante – Receita Natural

Ingredientes

Hipérico

O hipérico é um dos componentes desse chá calmante

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 punhado de capim cidreira
  • 1 punhado de camomila
  • 1 punhado de melissa
  • 1 punhado de hipérico
  • 1 punhado de folhas de maracujá

Todas as ervas devem estar secas. Você poderá guardá-las por alguns meses, sem que percam suas propriedades medicinais.

Modo de Preparo

Misture todas as ervas secas e guarde em um pote bem fechado. Na hora de preparar o chá, adicione 3 colheres (de sopa) do composto de ervas para cada 1 litro de água. Junte os ingredientes em uma panela, leve ao fogo e desligue assim que levantar fervura. Mantenha abafado por 10 minutos, coe e o chá estará pronto para o consumo.

Posologia (Como Tomar o Chá)

Tomar até 4 xícaras do chá multi-ervas ao longo do dia. Nos casos de insônia, beba 1 xícara do remédio caseiro 1 hora antes de se deitar.

Crianças podem tomar o chá, porém é recomendado que se tome apenas uma xícara da bebida por dia, de preferência na hora de deitar, para ajudar a dormir. É recomendado para as crianças muito agitadas, que têm dificuldade para dormir.

Mais Dicas

Caso você não encontre alguma das ervas, poderá fazer o chá faltando um dos ingredientes. Mesmo assim ele será eficaz contra a ansiedade e a insônia.

Além de tomar o chá, é importante que você faça atividades relaxantes, que diminuam a ansiedade e estimulem o sono. Antes de se deitar, evite usar aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets ou computadores. Também é bom evitar assistir televisão na cama, antes de dormir. A luz desses aparelhos podem afastar o sono, causando mais dificuldade para dormir.

Se o problema persistir, procure um médico para uma melhor avaliação do seu quadro de ansiedade.

Receitas e Naturais em seu email