Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Aftas

As aftas, também conhecidas como estomatite aftosa é uma ferida na mucosa bucal que pode gerar muito desconforto. Interessante notar que, ao contrário do que é amplamente difundido, as aftas têm origens incertas. As causas prováveis são stress, alguns traumas e costumam surgir em pessoas com baixa imunidade. Via de regra, a afta em si, não é uma doença e sim um sintoma da estomatite e suas causas devem ser investigadas.

As aftas costumam aparecer com maior frequência, durante o inverno e o outono, épocas em que as temperaturas são mais baixas e onde existe maior aglomeração de pessoas gripadas ou resfriadas em locais fechados, tornando o sistema imunológico mais vulnerável. Neste aspecto, assim como outras doenças que atacam quando o sistema imunológico está enfraquecido, a estomatite aftosa é considerada como uma doença oportunista.

Portanto, a melhor forma de prevenir a doença é impedir a oportunidade. Isto somente será possível, fortalecendo continuamente o sistema imunológico, através de hábitos saudáveis e alimentação equilibrada.

No entanto, quando a doença já está instalada, alguns remédios caseiros são recomendados, lembrando, no entanto, que a medicina popular pode auxiliar no tratamento ou alívio dos sintomas de algumas doenças, mas nunca substitui a orientação médica.

O que é bom para Afta?

O eucalipto, possui propriedades medicinais cicatrizantes, e é muito utilizado pela cultura popular, no tratamento de aftas, assim como a losna e carqueja.

Para quem vive nas grandes cidades, a losna e carqueja podem ser encontradas in natura com mais facilidade, sendo cultivadas em jardins, quintais e até mesmo em vasos. O cultivo, no entanto, ainda é mais comum nas cidades do interior, onde as casas ainda possuem mais espaços externos. Já o eucalipto, por tratar-se de uma árvore, é mais difícil de ser cultivado em áreas urbanas, mas facilmente encontrada em lojas e feiras.

Uma boa alternativa, seria a procura por estas plantas, em farmácias homeopáticas e de manipulação, casas de produtos naturais e outras lojas do ramo. Neste caso, os produtos são oferecidos em sua forma desidratada.

As plantas devem ser utilizadas em formas de chás, todos de fácil preparo e seguindo as mesmas proporções.

Eucalipto

Eucalipto

Como fazer o chá

  • 20 gramas de folhas secas de Eucalipto ou
  • 20 gramas de folhas secas de losna ou
  • 20 gramas de folhas secas de carqueja
  • Para a utilização das folhas in natura, substitua as 20 gramas por 10 folhas
  • 1 litro de água mineral ou filtrada.

É importante lembrar que somente uma das plantas deverá ser utilizada para o chá, uma vez que a mistura de ingredientes pode alterar a composição e propriedades de cada planta e suas reações podem ser indesejáveis.

Modo de Preparo: Ferva  a água, desligando o fogo antes que atinja o ponto de ebulição (quando a água começa a borbulhar e evaporar rapidamente). Desligue o fogo e adicione as  folhas (de eucalipto, losna ou carqueja). Tampe o recipiente, abafando que o chá chegue à temperatura ambiente. Depois é só coar e guardar em um recipiente de vidro, tampado e protegido da luz solar .

Não é necessário ingerir o chá, tendo em vista que o mesmo terá efeitos apenas analgésico e cicatrizante, agindo somente no local da ferida.

Como usar: Basta bochechar com o líquido para aliviar a dor.

Receitas e Naturais em seu email