Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Violeta

A violeta é uma planta ornamental muito comum aqui no Brasil. As violetas, na verdade, são compostas por várias espécies de plantas da família das Violáceas, o que explica a variação de cores e formas (apesar do nome, é possível encontrar violetas brancas, roseadas, vermelhas e de muitas outras cores). Nos vasinhos, as flores coloridas agradam os olhos, mas existe um outro uso para a violeta: o medicinal.

Popularmente, várias propriedades são atribuídas ao chá preparado com as flores. Acredita-se que ela ajude no tratamento da tosse, dores de garganta, insônia, depressão e problemas digestivos. Além disso, o uso tópico, ou seja sobre a pele, tem função cicatrizante. Para aproveitas esses benefícios, é preciso preparar o chá corretamente e seguir as recomendações. Veja a receita:

Violeta

Violeta

Você vai precisar de:

  • 15 g de flores de violeta*
  • 1 litro de água

*Para fazer o chá, você vai precisar deixar as flores secarem. Recolha as pétalas frescas e coloque em local ventilado, seco e à sombra. Depois que estiverem bem secas (isso pode levar alguns dias) armazene em saquinhos de plástico com um etiqueta de papel identificando o nome da planta e quando ela foi colhida.

Modo de Preparo:

Coloque a água em um chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e coloque as flores da violeta. Abafe e deixe a infusão “descansar” por cerca de dez minutos. Depois desse tempo, coe e reserve para consumir.

Posologia

Para evitar possíveis efeitos colaterais, tome de 2 a 3 xícaras do chá por dia, com uma distância de pelo menos 3 horas entre cada porção. Se sobrar chá, não consuma no dia seguinte. Prepare uma nova receita para dar continuidade ao tratamento diário.

Cuidados

O caule e a semente da violeta, quando consumidos em excesso, podem causar gastrite, nervosismo e dificuldade respiratória. As flores e folhas, segundo as fontes consultadas, podem ser ingeridas, mas causam em enjoos em algumas pessoas. A dica, portanto, é seguir as recomendações, preparar a receita corretamente e não tomar o chá durante período prolongados. Se ocorrem sintomas inesperados, suspenda o uso do chá e procure um médico.

Receitas e Naturais em seu email