Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Urucum para Faringite

Talvez você nunca tenha ouvido falar na Bixa orellana, mas muito provavelmente conhece seu nome popular: o urucum. Muito comum na América do Sul, Caribe e demais regiões em que predomina o clima tropical e subtropical.

O urucum é um corante vermelho natural  que começou a ser utilizada no Brasil, pelas populações indígenas. Os índios se apropriavam da coloração vermelha produzida pela planta para colorir tecidos e alimentos. Posteriormente, a planta também passou a ser utilizada na produção de cosméticos, passando a ser também conhecida, como: a planta batom.

Atualmente, a coloração produzida pelo ururcum permanece sendo utilizadas em diversos segmentos. Entretanto, são suas é propriedades medicinais que vem atraindo pesquisadores.

Entre os benefícios do urucum estão a sua capacidade de auxiliar no processo digestivo, no fortalecimento dos ossos, na diminuição da febre e na cura de algumas doenças. Além disso, a planta também já se mostrou eficaz no auxílio a saúde dos olhos, na redução de naúseas e no combate a várias doenças.

O chá feito com as sementes da planta é popularmente utilizado para combater a faringite, além ser muito eficaz para os casos de palpitação no coração e crises de asma. Isso porque o urucum é rico é bixina, uma substância que atua no combate aos radicais livres presentes em nosso corpo, evitando assim, que algumas células do nosso corpo sejam danificas.

Aprenda a preparar e consumir o remédio caseiro.

Chá de Urucum para Faringite

Ingredientes:

Semente de Urucum

Semente de Urucum

  • 2 litros de água filtrada
  • 1 colher (sopa) rasa de sementes de urucum

Modo de Preparo: Primeiramente, ferva a água. Em seguida, acrescente as sementes, tampe a panela e desligue o fogo. O ideal é manter a mistura abafada até esfriar. Em seguida, coe e leve à geladeira para ser refrigerar.

Posologia: Tomar um copo do chá pela manhã em jejum, outro após o almoço e, por fim, mais uma porção ao deitar. Repetir o mesmo processo depois de dez dias.

Outros Benefícios do Urucum

O urucum é rico em carotenoides que são excelentes antioxidantes. Por isso, previnem o envelhecimento por atuarem na proteção da saúde, em geral. Uma pasta de urucum, por exemplo, quando aplicada corretamente reduz os sinais de rugas, manchas e imperfeições da pele.

As mesmas propriedades que atuam contra o envelhecimento, também são muito eficazes na cicatrização. Em casos de queimaduras, feridas na pele ou irritação, uma pasta de urucum também melhoraria a reduzir a aparência de cicatriz na pele.

O urucum também tem propriedades anti-inflamatórias. É por isso, também, que se apresenta como alternativa para o tratamento de faringite, como apresentado em nossa receita. No entanto, é possível aliviar dores no estômago e qualquer outro tipo de inflamação utilizando as propriedades do urucum para o tratamento.

Receitas e Naturais em seu email