Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Tília

Desde a Idade Média, diversas partes da árvore conhecida como tília (Tilia cordata) eram utilizadas para fins medicinais. A casca, as flores e as folhas da plantas servem para a fabricação de remédios caseiros para tratar diferentes problemas de saúde. De acordo com a medicina popular, ela pode ser usada como antidepressivo, analgésico, calmante, expectorante e sudorífera. Por isso, o chá é indicado para tratar problemas como ansiedade, insônia, bronquite, resfriados, enxaqueca, problemas de estômago e  dores gástricas. Veja como preparar o chá corretamente para aproveitar essas propriedades.

Tília

Tília

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de folhas e flores da tília secas*
  • 1 litro de água

*O ideal é comprar a erva em uma casa especializada, para que você tenha certeza da boa procedência e da qualidade da planta medicinal. A árvore da tília não é encontrada no Brasil e, por isso, não é possível fazer o chá com a planta fresca.

Importante: se você não encontrar a erva, o chá pode ser substituído pelo uso de 3 gotas da tintura de tília em 1 copo com água filtrada.

Modo de Preparo:

A obtenção dos benefícios da planta deve ser feito por meio de uma infusão ou tisana. Para tanto, é necessário juntar a erva com a água e levar ao fogo baixo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e abafe com a tampa. Mantenha abafado por 10 minutos, coe e reserve para consumir.

Posologia

Para aproveitar todos os benefícios da tília, deve-se tomar de 2 a 3 xícaras do chá morno ou frio diariamente.

Precauções

Esta receita não deve ser consumida por mulheres grávidas ou em fase de lactação. Pessoas que fazem uso de medicação para tratamento de problemas crônicos também precisam evitar o chá de tília. O uso do chá em excesso pode agravar problemas relacionados ao coração e outros males. Por isso, é importante seguir as recomendações e, sempre que possível, consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento fitoterápico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email