Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Tanchagem

A tanchagem, de nome científico Plantago major, é uma erva bastante conhecida e apreciada na Índia. E no Brasil ela também é muito usada, desde a época de nossas avós, bisavós e tataravós. Algumas pessoas chamam a erva de “trançagem” ou “tansagem“. Outros nomes populares da planta: tanchagem-maior, tanchagem-de-folha-larga, tansagem-maior, plantagem e erva-de-soldado.

As propriedades curativas da planta são muito diversas. Todas as partes da tanchagem (folhas, flores, talos e raiz) podem ser utilizadas para fins medicinais. O chá preparado com a erva é depurativo, diurético e bactericida. Além disso, seu consumo melhora o funcionamento do intestino, ameniza as dores de estômago e combate a diarreia. A infusão da tanchagem ainda é utilizada em gargarejos para tratar a tosse e as dores de garganta.

Para aproveitar todos esses benefícios, o ideal é usar uma erva de boa qualidade. Por isso, se você não tem a planta em casa, ou conhece alguém que tenha, procure um lugar de confiança para comprá-la.

Se você tem um espaço de terra em casa, pode cultivar a planta aí mesmo, no seu quintal. Ela é de fácil cultivo e não exige muitos cuidados. As folhas devem ser colhidas no verão ou na primavera e devem ser deixadas em um local arejado e com sombra para secar. Se deixá-las ao sol para secar, secarão mais rapidamente, mas algumas propriedades da planta podem ser perdidas. Depois de secas, guarde as folhas em um recipiente de vidro bem fechado.

Veja abaixo como preparar o chá e qual é a quantidade de erva correta a ser utilizada.

Chá de Tanchagem – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 colheres (de sopa) de tanchagem seca
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Em uma panela de vidro, misture a erva e a água. Leve ao fogo e quando levantar fervura desligue. Abafe a infusão e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Depois coe e guarde em uma garrafa com tampa.

Posologia (Como Tomar o Chá)

Tanchagem

Receita do Chá de Tanchagem

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá ao longo do dia. Não foi encontrado nenhum relato de contraindicações ou reações adversas ao uso da tanchagem, mas é recomendado que não se exagere no consumo do chá, tomando somente a quantidade indicada.

Outras Dicas

As folhas da tanchagem também possuem efeito cicatrizante. Para amenizar as irritações na pele, pequenos cortes e queimaduras leves, aplique um pouco das folhas frescas e esmagadas sobre o local lesionado. Essa propriedade é devido a presença da alantoína nas suas folhas. Esse composto é capaz de acelerar a cicatrização, recuperando os tecidos da pele, além de agir como anti inflamatório. A alantoína é ingrediente ativo de diversos cremes e loções cosméticos para a pele.

Receitas e Naturais em seu email