Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Semente de Sucupira

Sucupira é o nome popular dado a várias espécies de árvores brasileiras, sendo a mais comum a Pterodon emarginatus, que ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, de copa piramidal rala. O tronco tem casca lisa branco-amarelada. As raízes formam às vezes expansões de reserva, as batatas-de-sucupira.

Esta planta possui diversos nomes, dependendo da região do país. Veja alguns nomes populares usados para a sucupira: cutiúbamacanaíbaparicaranasapupirasapupira do camposapupira pretasebipirasicupirasicupira do cerradosucupira açusucupira amarela, sucupira da mata, sucupira do campo, sucupira de terra firme, sucupira parda, sucupira pele de sapo, sucupira preta, sucupira vermelha, sucupira da mata, sucupiruçu.

Mas o que muita gente não sabe é que a sucupira tem propriedades medicinais. Suas sementes são capazes de curar diversas doenças e diminuir sintomas incômodos.

O Chá de Sucupira

O chá de Sucupira, segundo contam, é excelente para dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio, e artrites. Aqui veremos uma receita dada pelo ator Juca de Oliveira em uma entrevista ao Jô Soares. Ele fala sobre seu próprio caso de artrite e como foi curado pelo chá, além de falar também sobre um caso de cura em um dos cachorros de sua fazenda (veja o vídeo) . A apresentadora Ana Maria Braga já deu esta receita em seu programa também.

Sementes Sucupira

Sementes Sucupira

Você vai precisar de:

  • 12 sementes de sucupira
  • 3 litros de água

Modo de Preparo:

Primeiramente, soque as sementes de sucupira em um pilão até que a resina interna da sementes esteja a mostra. Procure um local adequado para socar as sementes, pois elas são muito duras e difíceis de quebrar. Não tente quebrá-las sobre a pia ou mesa da cozinha, pois poderá danificá-las. Feito isso, ferva a água em um caldeirão (esse caldeirão deverá ser exclusivamente para o preparo desse chá, pois a resina gruda nas laterias e não se soltam mais). Assim que a água levantar fervura, coloque as sementes macetadas e aguarde 90 segundos (um minuto e meio), e então apague o fogo. Tampe o caldeirão e deixe esfriar.

Posologia

Beba bastante durante o dia, cerca de um litro e meio diariamente. Deixe em local visível e beba sempre que tiver sede, como se fosse água.

Observações

A resina da semente de sucupira ficará depositada no caldeirão, de forma que ele não poderá mais ser utilizado para outros fins. Segundo a leitora Tânia, a vasilha pode ser limpa esfregando uma esponja ou bucha de lavar panelas com óleo.

Contraindicações

Os medicamentos feitos a partir de plantas (fitoterápicos) também precisam de liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apesar de tantos relatos de pessoas que já se beneficiaram das propriedades medicinais da sucupira, ainda não foram comprovados cientificamente os seus poderes de cura.

Por isso, ainda não se tem relatos se esta semente pode causar algum mal à saúde. Médicos aconselham o cuidado ao usar o chá, tendo atenção a possíveis sintomas.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email