Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Segurelha

A segurelha, também conhecida como segurelha-da-montanha ou alfavaca-do-campo recebe o nome científico de Satureja montana. Trata-se de uma planta aromática, nativa da Europa Meridional e pertencente à família Lamiaceae. Ela é arbustiva, chegando a 30 cm de altura, tem flores brancas rosadas unidas em cachos. Suas folhas são muito perfumadas e possuem gosto parecido com o do tomilho. Por isso, ela bastante usada na culinária como condimento. A segurelha também é usada na medicina popular e na fitoterapia como medicamento natural, capaz de tratar diversos problemas de saúde.

Acredita-se que ela seja adstringente, afrodisíaca, analgésica, aromática, digestiva, estomáquica, carminativa, expectorante, antiespasmódica, antisséptica, estimulante e fungicida. Por isso, seu uso é indicado para melhorar a digestão, diminuir a flatulências e as cólicas. Ela também serve para tratar infecções pulmonares e seu óleo essencial é considerado como um importante bactericida. Para tanto, são usadas suas folhas e flores, além do óleo extraído da planta. O chá é uma excelente forma de consumir a segurelha. Veja como preparar.

Segurelha

Segurelha

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da erva seca
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Junte a água e em segurelha em uma panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue e tampe o recipiente. Mantenha abafado por pelo menos 10 minutos ou até amornar. Depois coe e reserve para tomar.

Posologia

Beber de 2 a 3 xícaras do chá durante o dia.

Dica

As folhas da segurelha também servem para aliviar as picadas de inseto. Esmague um ramo no pilão e aplique sobre a pele onde foi picada.

Precauções

A planta não deve ser ingerida durante a gravidez.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email