Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Sabugueiro

Segundo a lenda, a cruz em que Cristo foi crucificado era feita de sabugueiro (Sambucus nigra). A origem dessa história muito provavelmente reside no fato de que os frutos da árvore, quanto espremidos, liberam uma seiva vermelha semelhante ao sumo. Por causa disso, outros mitos de azar giram em torno da planta. Porém, ela é tão benéfica que fica difícil acreditar nessas crendices.

Vários estudos mostram que sabugueiro contém antioxidantes essenciais para o organismo humano. Por isso, o extrato da planta pode ser usado na prevenção de doenças. A planta também é fonte de vitamina C, ajudando a fortalecer as defesas naturais do organismo.

Algumas substâncias contidas no sabugueiro podem ser muito benéficas para o nosso organismo por causa da ação anti-inflamatória. Acredita-se que os remédios naturais feitos com a planta possam tratar doenças inflamatórias, como o reumatismo, além de reduzir a febre.

Porém, o uso mais comum do chá de sabugueiro é no tratamento de doenças respiratórias. Problemas como tosse, gripe, resfriado, rinite e até mesmo as alergias podem ser aliviados com o consumo do medicamento caseiro. Ele ajuda a limpar as vias aéreas e, assim, reduz a quantidade de catarro obstruindo a respiração.

A dica para aproveitar todos esses benefícios é preparar o chá corretamente. Siga a receita com bastante atenção e não deixe de ler sobre as contraindicações.

Sabugueiro

Folhas e frutos do sabugueiro

Você Vai Precisar De

  • 2 colheres (sopa) de flores secas de sabugueiro
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Em uma panela que não seja de alumínio, coloque toda a quantidade de água e as flores secas de sabugueiro. Leve ao fogo e observe. Quando levar fervura, desligue o fogo e tampe a panela. A mistura deve ficar abafada por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, coe com um coador de pano e reserve o chá para consumir no decorrer do dia.

Posologia

Para tratar problemas respiratórios, o ideal é tomar de 2 a 3 xícaras do chá por dia. Ele pode ser consumido morno ou frio, de preferência sem adoçar.

Precauções

Algumas pessoas podem ter reações alérgicas causadas pelo consumo do sabugueiro. Por isso, é importante tomar cuidado e procurar um médico caso observe sintomas indesejáveis. Outro ponto as ser lembrado é que os frutos do sabugueiro são altamente tóxicos e não devem ser consumidos de modo algum. Para fazer o chá ou outros remédios naturais, utilize somente as folhas, flores e a parte interna do caule da planta.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email