Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Ruibarbo

O ruibarbo é uma planta de nome científico Rheum tanguticume. Mas também pode ser conhecido como ruibarbo-palmado ou ruibarbo-do-campo, dependendo da região do país. É usado na culinária, principalmente no preparo de sobremesas e pode ser comprada em alguns mercados e lojas de produtos naturais. Tem um caule grosso e de sor avermelhada e folhas verdes grandes. A parte utilizada na culinária é o caule, já que as folhas não devem ser consumidas por apresentarem grande quantidade de ácido oxálico, que é nefrotóxico e corrosivo.

Mas além de ser usado na alimentação, também conta com propriedades medicinais. Aliás, a maior parte da utilização dessa planta é para fins medicinais. Há milhares de anos, os chineses já usavam a planta no tratamento de doenças. Segundo a medicina popular, o ruibarbo é digestivo e estimulante do fígado. Por isso, é indicado no tratamento de distúrbios gástricos. Também pode ser usado para tratar a prisão de ventre, pois esta planta medicinal possui propriedades que estimulam os músculos intestinais e ajudam o intestino a absorver água.

O chá preparado com a planta também serve para aliviar os sintomas da menopausa, principalmente os calores intensos, muito típicos do período. O bochecho com a infusão também ajuda a cicatrizar feridas na boca, bem como a eliminar bactérias. Veja abaixo como preparar o chá.

Chá de Ruibarbo – Receita

Ingredientes

Chá de Ruibarbo

Na imagem, os talos do ruibarbo

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 colheres (de sopa) do rizoma seco de ruibarbo
  • 1 liro de água

Modo de Preparo

Coloque a planta e a água em uma panela média e leve ao fogo. Depois que levantar fervura, deixe o ruibarbo cozinhar por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais 10 minutos. Coe e estará pronto para o consumo.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar 2 ou 3 xícaras do chá durante o dia, em pequenas porções. Nos casos de febre ou queimadura, o chá deve ser aplicado frio sobre a pele, em panos umedecidos. O bochecho, uma vez por dia, é indicado para feridas na boca.

Cuidados (Precauções e Contraindicações)

O chá não é indicado para gestantes ou mulheres em período de lactação. Se você sofre com gota ou cálculos renais, também deve evitar o ruibarbo.

Não consuma o chá em excesso. Siga atentamente as recomendações de uso. E nunca use as folhas para fazer o chá ou para fazer receitas culinárias, já que elas podem ser tóxicas.

O uso em excesso do ruibarbo pode causar urina amarelada ou avermelhada. Se notar algum sintoma procure um médico imediatamente.

Receitas e Naturais em seu email