Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Rosa Branca

A rosa branca (Rosa Alba L.) tem beleza inegável e pode ser encontrada em muitos jardins. Segundo a mitologia grega, no princípio dos tempos todas as rosas eram brancas. No entanto, quando Vênus e Adonis brigaram, as lágrimas de Vênus caíram sobre algumas flores, deixando-as vermelhas.

O chá preparado com as pétalas da flor é indicado popularmente para vários problemas de saúde. Acredita-se que a infusão sirva para tratar inflamações nos rins, infecções nos olhos e limpar ferimentos, bem como amenizar a ansiedade e a insônia. Mas será que essas propriedades são reais?

Comprovação Científica

Um estudo realizado por estudantes dos cursos de Farmácia e Bioquímica verificou a atividade antimicrobiana da Rosa Alba. Ao final dos testes, foi comprovado que o extrato das pétalas tinha efeito antibiótico e antifúngico, o que justifica o uso do chá para tratar infecções e feridas. Outras pesquisas apontam para os benefícios da rosa branca, confirmando o que a medicina popular já diz.

Rosa Branca

Rosa Branca

Receita

Você vai precisar de:

  • 10g de pétalas e sementes de rosa branca
  • 500ml de água

Modo de Preparo:

Primeiramente, ferva a água. Depois junte as pétalas e sementes, tampe e mantenha abafado por 10 minutos. Passado esse tempo, coe e reserve para usar.

Posologia

O chá de rosa branca pode ser ingerido para tratar infecções ou usado topicamente. No consumo, o ideal é tomar 3 xícaras do chá morno diariamente, de preferência sem adoçar. Já no uso tópico, aplique o chá morno ou frio sobre as feridas com uma gaze limpa.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email