Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Quixaba

A quixabeira (Sideroxylon obtusifolium), também chamada de quixaba-preta e rompe-gibão, é uma árvore nativa do Brasil, que pode alcançar até 15m de altura. Mais comum nos estados do Piauí e de Minas Gerais, a quixaba é conhecida por servir de alimento ao gado nos períodos mais secos do ano.

De acordo com a medicina popular sertaneja, as cascas extraídas do caule da árvore têm diferentes propriedades terapêuticas. O chá, preparado a partir da decocção da casca, é adstringente e tônico, sendo indicado para tratar problemas renais, o diabetes e dores de coluna.

Veja como preparar o chá!

Quixabeira

Quixabeira

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da casca picada
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Em uma panela (que não seja de alumínio) junte as cascas da quixaba e a água. Coloque para cozinhar em fogo brando e conte cerca de quinze minutos depois que começar a ferver. Em seguida, desligue o fogo e mantenha a mistura em repouso por dez minutos. Coe o chá, guarde em um recipiente limpo e consuma ao longo do dia.

Posologia

Para aproveitar os benefícios medicinais da quixaba, o ideal é consumir de duas a três xícaras do chá durante o dia. Lembre-se de preparar uma nova decocção diariamente, pois o remédio perde suas propriedades caso seja guardado por muito tempo.

Receitas e Naturais em seu email