Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Poejo

O poejo, de nome científico Mentha pulegium, é uma planta comumente encontrada em hortas e jardins em nosso país. É fácil de plantar muito simples de cuidar. Esta erva é utilizada como planta medicinal desde os tempos mais antigos, por ter inúmeras propriedades.

O chá de poejo pode ser usado como um expectorante natural, pois ajuda a eliminar o catarro acumulado nos pulmões e vias respiratórias. Por essa razão, o remédio caseiro é indicado para tratar a tosse, a bronquite e os sintomas da gripe. Além disso, a planta medicinal também serve para aliviar a cólica menstrual, a azia, a má digestão, a insônia e os gases. Porém, o chá tem algumas contraindicações e, por isso, é importante seguir atentamente ao passo a passo abaixo para aproveitar os benefícios sem colocar a saúde em risco.

Você vai precisar de:

  • 1 colher (chá) de poejo fresco ou seco
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque as folhas picadas no fundo de uma xícara. Depois leve a água para o fogo até levantar fervura e despeje sobre as folhas de poejo. Abafe a mistura e espere dez minutos antes de coar.

Posologia

Tomar 1 xícara do chá a cada 6 horas em casos de doenças respiratórias. Se o problema for digestivo, o ideal é beber a mesma quantidade alguns minutos antes das refeições principais.

Precauções

O chá deve ser evitado por mulheres grávidas, principalmente nos primeiros meses de gravidez, pois pode causar hemorragias e levar ao aborto. Consulte um médico para evitar problemas ao seguir esse tratamento natural.

É importante também observar a quantidade de chá a ser tomada, pois o poejo contém pulegona, uma substância que pode ser tóxica, se tomada em excesso.

Benefícios do Poejo para a Saúde

Chá de Poejo

Veja a receita do chá de poejo, como tomar e suas propriedades

Essa planta de folhinhas bem pequenas tem grandes propriedades benéficas para a nossa saúde. Como já dissemos, o chá de poejo atua contra gripes e resfriados, eliminando o catarro e limpando as vias aéreas. O chá também contribui para o tratamento da tosse. Seu cheiro e sabor lembram o hortelã, por isso esta planta também é conhecida como “hortelã dos pulmões”.

No sistema digestivo o poejo atua diminuindo a acidez do estômago, tratando assim, os problemas como azia e digestão. É por isso que nesse caso o ideal é tomar o chá antes das refeições.

Outro benefício do poejo é no alívio das cólicas menstruais. Algumas mulheres sentem este incômodo todos os meses, no período menstrual, o que pode atrapalhar a rotina de trabalho e em casa com a família. Tomando o chá de poejo, é possível aliviar essa dor tão chata.

Por ser um chá calmante, o poejo também é indicado para tratar o estresse, nervosismo e a insônia. É um excelente tratamento natural para pessoas muito ansiosas também.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email