Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Pau Tenente Para Emagrecer

Quassia amara, nome científico da planta também conhecida como pau tenente ou pau amargo, é uma planta comum em várias regiões do Brasil. Ela contém substâncias que podem ajudar no emagrecimento, além de trazer outros benefícios para a saúde.

De acordo com a medicina popular, os princípios ativos do pau tenente se devem à presença de três substâncias: taninos, pectina e quassina. Por causa deles, o chá preparado com a casca da árvore pode contribuir para  perda de peso, bem como para melhorar a digestão e eliminar as toxinas de nosso organismo.

Não existem muitos estudos que comprovem o efeito emagrecedor do pau tenente, mas acredita-se que o consumo do chá da planta reduza a quantidade de gorduras no corpo. Isso acontece porque as substâncias encontradas na planta estimulam o funcionamento do fígado, responsável por processar as gorduras. A maior produção de ácidos digestivos também pode favorecer as dietas, pois melhora a digestão e aproveitamento dos nutrientes.

Para aproveitar todos esses benefícios, é preciso preparar o chá corretamente e seguir as instruções de consumo. Não deixe de ler também sobre as contraindicações causadas pelo consumo do chá de pau tenente ante de fazer uso do tratamento natural e certificar-se de que seu médico/nutricionista tem conhecimento de que tomará o chá da planta.

Quassia Amara

Pau Tenente ou Pau Amargo

Você Vai Precisar De

  • 2 colheres (de sopa) de lascas do lenho seco de pau tenente
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Como a parte da planta utilizada é a casca, o preparo do chá requer uma decocção, um processo mais lento e que exige mais tempo. Para tanto, coloque as lascas do lenho seco de pau tenente em uma panela (que não seja de alumínio) e cubra com a água.

Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e mantenha o cozimento por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, desligue e mantenha a panela tampada por mais 10 minutos. Só depois disso coe e reserve o chá para consumir durante o dia.

Posologia

Para aproveitar os benefícios emagrecedores do chá, é necessário tomar de 2 a 3 xícaras do chá por dia. Ele deve ser consumido morno ou frio, sem adoçar. Caso sobre chá no fim do dia, jogue o restante fora e prepare uma nova receita na manhã seguinte.

Precauções

O consumo do chá em excesso pode causar enjoo e vômito. Por isso, é fundamental seguir a recomendação e não exceder a quantidade indicada acima.

Mulheres grávidas ou em período de lactação não devem fazer uso do chá, pois suas substâncias podem prejudicar a gravidez e a saúde do bebê. Quem sofre com úlceras e outros problemas de estômago também não deve consumir o chá de pau tenente, pois ele agravará esses problemas.

Receitas e Naturais em seu email