Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Passiflora

O gênero botânico Passiflora tem diferentes variações. Comumente nós conhecemos todas elas como maracujá, ainda que exitam variações (como o maracujá doce, o maracujá roxo e o maracujá azedo). O nome faz menção à paixão. Por isso, em inglês o maracujá é chamado de passion fruit. Mas não é o sentimento que dá origem à nomenclatura, mas sim à paixão de Cristo.

Segundo a lenda, Deus criou o maracujá para lembrar todos os homens do sacrifício de Cristo. A flor do maracujá teria em sua forma a coroa e os cravos que foram usados na crucificação. Daí o nome: passiflora (flor-da-paixão).

Para além dos mitos, o que se sabe é que essas plantas possuem importantes propriedades terapêuticas. O maracujá ou passiflora é tido como um calmante natural. Por essa razão, suas substâncias são usadas pela indústria farmacêutica na fabricação de fitoterápicos que ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

O chá feito com as partes aéreas do maracujá é muito bom para tratar a depressão moderada, a TPM e a irritação, devido à sua ação calmante. Ele também ajuda a controlar a pressão arterial, além de melhorar a concentração.

Você Vai Precisar De

  • 15 g de passiflora seca*
  • 250 ml de água

*Normalmente são usadas as partes aéreas e secas do maracujá. Os tipos mais indicados para o uso em medicamentos são a Passiflora alata (maracujá doce) e a Passiflora Incarnata (flor-da-paixão).

Passiflora (flor-da-paixão)

Passiflora (flor-da-paixão)

Modo de Preparo

Para fazer o chá, coloque a água para ferver em um chaleira. Quando formarem as primeiras bolhas no fundo do recipiente, junte a passiflora seca e desligue. Deixe a mistura descansando por cerca de 10 minutos e depois coe.

Posologia

Se você quiser controlar o nervosismo e a irritação, tome de 3 a 4 xícaras do chá durante o dia. Já para combater a insônia, o ideal é tomar o chá mais ou menos 30 minutos antes de deitar. Ele deve ser tomado puro, sem adoçar. A temperatura pode ser morna ou fria. Sugerimos também que você veja a receita do chá de maracujá com camomila, que é um ótimo calmante natural.

Precauções

O chá feito com a passiflora não deve ser consumido por gestantes, lactantes ou pessoas que tenham a pressão baixa. O consumo excessivo pode causar problemas como sonolência excessiva e distúrbios visuais. Observe sua sensibilidade ao chá porque também poderá interferir nas capacidades motoras, impedindo o ato de dirigir ou operar máquinas.

Receitas e Naturais em seu email