Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Orégano

O orégano, planta de nome científico Oreganum vulgare, é mais utilizado como tempero para aromatizar massas, molhos e saladas. É um ingrediente fundamental nas pizzas, apesar de existirem algumas pessoas que não gostam. Na maioria das vezes é usado da forma desidratada, que é vendida nos supermercados. Mas o orégano é uma plantinha de folhas verdes, que também pode ser usada fresca, e é de fácil cultivo, podendo ser plantada em pequenos vasos, até mesmo em apartamentos.

O que muita gente ignora são as propriedades medicinais dessas folhinhas. O orégano atua como diurético, sedativo, expectorante e carminativo. Por isso, o chá preparado a partir da erva ajuda a amenizar cólicas, facilita a digestão, combate os sintomas de doenças respiratórias e alivia dores de cabeça. Há quem diga ainda que a infusão de orégano pode ser utilizado para controlar os níveis de glicemia no sangue.

Vamos aprender agora a fazer o chá de orégano e saber um pouco mais sobre a sua utilização.

Receita de Chá de Orégano

Ingredientes

Orégano

O orégano fresco pode ser usado no preparo de chás

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 colheres (chá) de folhas de orégano frescas
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Primeiro ferva a água. Então coloque as folhas de orégano no fundo da xícara, cubra com água, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Depois é só coar e esperar amornar para tomar. Não é preciso adoçar o chá.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá ao longo do dia para sentir a melhora desejada.

Agora que já aprendemos a fazer o chá, vamos ver um pouco mais sobre os benefícios do orégano para a saúde.

Propriedades do Orégano

Esta plantinha pode ser usada para tratar a tosse, um problema comum em pessoas que tenham doenças respiratórias e alergias.

É muito eficaz na redução da pressão arterial. O uso diário do orégano na alimentação já é suficiente para sentir a diferença, mas se tomar o chá diariamente, o efeito será ainda melhor.

Problemas de indigestão, gases, enjoos e dores de cabeça também podem ser tratados com o uso do chá de orégano.

O chá não tem contraindicações conhecidas, podendo ser tomado sem problemas por crianças, idosos ou gestantes. Assim como qualquer outro medicamento, mesmo que seja natural, não é indicado o uso em excesso da planta. Então, se for usar o chá, siga as recomendações de quantidades corretamente, tanto no preparo, como na sua utilização.

Se espalhado pelos armários, pode eliminar as formigas e evitar também a proliferação de bactérias. É excelente para deixar os armários com um cheirinho agradável, livre de possíveis odores.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email