Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Milona

A milona é o nome popular de uma planta chamada cientificamente de Cissampelos sympodialis. Ela também é chamada de orelha de onça e pode ser facilmente encontrada em alguns estados do nordeste (observe a imagem). Estudos realizados na Universidade Federal da Paraíba revelaram que a milona pode ser eficaz no tratamento das doenças respiratórias. Os pesquisadores concluíram que ela contém substâncias com função anti-inflamatória e antialérgica, o que explicaria os benefícios reconhecidos popularmente. O chá feito com as folhas da planta é indicado para casos de asma, bronquite, rinite, resfriados e catarro no peito. Veja como fazer a infusão.

Milona

Milona

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de folhas de milona picadas
  • 1/2 litro de água

Modo de Preparo:

Para aproveitar todas as propriedades da folha, é necessário fazer uma infusão. Primeiramente, leve a água para ferver em uma chaleira. Assim que começarem a formas as primeiras bolhas, desligue e acrescente as folhas de milona picadas. Tampe a chaleira e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Depois disso coe em uma peneira e reserve para consumir ao longo do dia.

Posologia

O chá deve ser consumido diariamente: 1 xícara (chá) pela manhã, 1 xícara (chá) à tarde e 1 xícara (chá) antes de deitar. Depois de 24 horas, a infusão perde as suas propriedades. Por isso, é importante fazer uma nova receita todos os dias e não guardar o chá preparado de um dia para o outro.

Precauções

Como dissemos, estudos comprovam os efeitos positivos da milona no tratamento de doenças, mas isso não quer dizer que o uso da planta deve ser irrestrito. O ideal é consultar um médico antes de começar o tratamento com a planta. Lembramos ainda que a principal pesquisa sobre a planta fez testes laboratoriais em ratos com substâncias isoladas. Na prática, isso significa que a ciência ainda não tem certezas a respeito desses benefícios em seres humanos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email