Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Manjerona

A manjerona (Origanum majorana) é uma planta medicinal conhecida desde a antiguidade. Os  gregos antigos consideravam a manjerona como símbolo da felicidade. Não por acaso, a palavra origanum significa felicidade das montanhas. tanto gregos quanto romanos usavam as folhas para tecer coroas dedicadas aos recém casados, pois acreditava-se que ela trazia alegria no casamento.

A erva também é conhecida como amáraco, por causa de uma velha lenda. Segundo dizem, Arámaco, príncipe de Chipre, era um exímio perfumista. Certa vez, depois de muito trabalho, ele criou uma fragrância única, melhor que todas as outras, mas deixou o jarro que continha o perfume cair no chão. Por causa da perda, o príncipe ficou muito triste e acabou morrendo. Penalizados, os deuses transformaram o corpo do príncipe em uma planta tão perfumada quanta a essência que ele havia criado. Daí surgiu a manjerona.

Aqui no Brasil, existe uma grande confusão em relação a manjerona. Quase todo mundo já ouviu falar da planta, mas a confunde com o manjericão, por causa do nome semelhante, ou com o orégano, que possui folhas bem parecidas. Ela é mais facilmente encontrada na forma seca e pode ser comprada em lojas de ervas. Na medicina popular, o chá preparado com as folhas da manjerona é indicado como expectorante e analgésico, podendo aliviar cólicas, gases, asma, bronquite, dor reumática, resfriado e tosse.

Manjerona

Manjerona

 

Você vai precisar de:

  •  2 colheres (sopa) de manjerona
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque a água e a erva em uma panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue, tampe e mantenha abafado por 10 minutos. Depois coe e tome em pequenas porções.

Posologia

O ideal é tomar de 2 a 3 xícaras do chá frio ou morno diariamente. Se o problema persistir, não deixe de procurar um médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email