Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Maçã

Nós, brasileiros, costumamos comer a maçã ao natural e quase nunca preparamos o chá desta fruta. Porém, essa infusão também pode ser muito benéfica para o organismo como um todo.

Além de ser muito saborosa ao paladar, variando do mais doce até mais azedo (e por vezes mesclando os dois), a maçã também é bastante nutritiva. Ela é fonte de vitamina B1 e B2, niacina e sais minerais como o fósforo e o ferro. As vitaminas do complexo B têm papel importante no corpo humano. Elas ajudam a regular o sistema nervoso, além de estimular o crescimento e a formação dos tecidos que compõem o corpo humano. O fósforo, por sua vez, é essencial para a formação dos ossos e dentes, além de prevenir a fadiga. O ferro, como todos sabem, participa da formação do sangue e atua no combate à anemia ferropriva.

A maçã ainda contém substâncias conhecidas como flavonoides, que reduzem a oxidação do colesterol, evitando, assim, a formação de placas no interior das artérias e atrapalhando a circulação sanguínea. Para aproveitar essas propriedades, podemos tomar o chá preparado com a fruta diariamente. Agora que você já aprendeu para que serve o chá de maçã, fique com a receita.

Você Vai Precisar De

Chá de Maçã

Chá de Maçã

  • 5 maçãs inteiras cortadas em pequenos cubos
  • 1 litro de água filtrada

Modo de Preparo

Junte  a água e a maçã picada em um recipiente de vidro ou esmaltado. Então leve ao fogo baixo e mantenha cozinhando por 20 minutos depois que começar a ferver. Se a água diminuir muito de volume, acrescente mais um pouco e continue cozinhando.

Após esse tempo, desligue o fogo e coe o chá. Reserve em uma jarra para consumir durante o dia.

Posologia

Para aproveitar todos os benefícios da maçã, tome de 3 a 4 xícaras do chá frio ou morno diariamente, pela manhã, tarde e noite. Por causa do açúcar natural da própria fruta, você observará que o chá não precisa ser adoçado e é bom que não faça isso pois além de prejudicial, o açúcar pode diminuir as propriedades da maçã.

Dica: se você fizer alguma receita que use apenas o miolo das maçãs, não deixe de aproveitar as cascas no preparo de chás e sucos. É na casca que está boa parte dos nutrientes da maçã e não deixar de ser igualmente saborosas. Você ainda pode incrementar o chá de maçã com gengibre e canela, tomando apenas o cuidado que a canela pode ser abortiva.

Chá de Maçã e Canela

Para o tradicional chá de maçã e canela, ferva dois paus de canela junto com a maçã. Se for usar canela em pó, tempere após o preparo do chá de maçã já pronto.

Receitas e Naturais em seu email