Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Lúpulo

A planta de nome científico Humululus Lupulus é mais conhecida popularmente como lúpulo. Seu uso mais tradicional é na preparação de cervejas, mas ela também é comum na culinária e na medicina natural. Acredita-se que o lúpulo aja como um calmante natural, sendo capaz de melhorar o sono e combater a ansiedade. O chá feito com a planta é uma boa opção para quem busca essas propriedades, mas vale a pena seguir exatamente as recomendações, pois em excesso a infusão pode trazer efeitos colaterais.

Lúpulo

Lúpulo

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de lúpulo
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Para fazer o chá de lúpulo, é necessário juntar a erva e a água em um recipiente que não seja de alumínio. Leve tudo ao fogo baixo e desligue assim que começar a ferver. Então tampe o recipiente e  deixe descansar por 10 minutos. Após esse tempo coe o chá e reserve para consumir ao longo do dia.

Posologia

Os benefícios do lúpulo podem ser obtido com o consumo de 2 a 3 xícaras (chá) diárias desta receita. Como você pode notar, a quantidade de chá preparado é superior à indicação de consumo. Por isso, você pode fazer só metade da receita, pois o chá não deve ser guardado de um dia para o outro.

Precauções

Apesar das propriedades mencionadas, o chá de lúpulo deve ser tomado com cuidado. O ideal é buscar a opinião de um especialista sobre o tratamento feito com a planta. A ingestão do chá em excesso pode causar efeitos colaterais indesejados, como perda da libido e sonolência durante o dia. O uso do lúpulo é contraindicado para mulheres grávidas ou em período de lactação, bem como para pacientes com diabetes ou em tratamento para o câncer.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email