Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Louro

O loureiro ou louro (Laurus nobilis) é uma planta conhecida há milhares de anos em todo o mundo. Seu uso mais comum é na culinária, como condimento para pratos salgados. Aqui no Brasil, o louro é usado para temperar a feijoada e outros pratos, principalmente carnes, caldos e sopas. Além de dar um sabor delicioso, ainda deixa a comida com um aroma super agradável.

Na Grécia Antiga, as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais. Por isso é muito comum vermos fotos de atletas e heróis gregos com uma coroa de folhas na cabeça. O termo laureado, que quer dizer enfeitado ou coroado com louro, deriva justamente do gênero laurus.

Mas além desse uso, as folhas também servem para tratar alguns problemas de saúde, como a má digestão e outros problemas relacionados ao estômago, como a azia e queimação, úlceras e gastrites. A planta ainda tem propriedades anti inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes. O chá, preparado com o louro, é indicado para aliviar o mal estar, os gases e a sensação de “estufamento” do estômago. Além disso é bastante indicado para tratar as gripes e resfriados, devido à sua ação expectorante. O chá de louro também é usado para o relaxamento e o alívio do estresse e da ansiedade.

Usando as folhas de louro na comida, como na feijoada, por exemplo, você consegue deixar um prato que é bem pesado um pouco mais leve, já que ela ajuda na digestão.

Aprenda a preparar a infusão e saiba também como usar o chá a seu favor.

Chá de Louro – Receita

ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 xícara (de chá) de água
  • 4 folhas secas de louro

Modo de Preparo

Louro

Folhas secas de louro

Coloque a água e as folhas de louro em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue, tampe e mantenha abafado por 15 minutos. Depois coe e estará pronto para o consumo.

Posologia (Como Tomar o Chá)

Tomar 1 xícara (de chá) da infusão após as refeições principais. Só tome o chá quando estiver sentindo os sintomas de estômago inchado.

Precauções

O chá de louro não deve ser consumido em excesso, pois pode causar sonolência. Também não é indicado para gestantes ou mulheres que estão em fase de amamentação.

Onde Encontrar

Como dissemos no início, o principal uso do louro é como condimento na culinária. Por isso, não é difícil encontrar estas folhas já secas em lojas de produtos naturais, condimentos e temperos, e até mesmo nas feiras. Nos supermercados você encontra as folhas de louro comercializadas em embalagens fechadas. Basta procurar na sessão de temperos.

Receitas e Naturais em seu email