Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Levístico

Levisticum officinale é mais conhecido popularmente como levístico. Na culinária, ela bastante utilizada para dar sabor aos alimentos, se assemelhando, no sabor, ao salsão ou ao aipo. Além disso, as folhas, a sementes e a raiz, devido às suas propriedades, servem de ingredientes para preparos medicinais. O chá é tido como analgésico, sendo indicado para aliviar as cólicas menstruais. Ele também possui efeito expectorante, auxiliando no tratamento de gripes, resfriados, tosse e outros problemas respiratórios. Veja como fazer a infusão para aproveitar essas propriedades benéficas.

Levístico

Levístico

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) da raiz de levístico picada

Modo de Preparo:

Os benefícios da erva serão melhor aproveitados com a preparação de uma infusão. Primeiramente, pique a raiz em pedaços e coloque em uma xícara. Depois, leve a água para ferver em um recipiente de vidro ou esmaltado. Assim que começarem a formar as primeiras bolhas, desligue o fogo e verta a água sobre a raiz já picada. Abafe com um pires por 15 minutos, coe e reserve para consumir.

Posologia

Para que o chá faça o efeito esperado, é necessário consumi-lo diariamente. A recomendação é de 2 xícaras (chá) por dia, uma pela manhã e outra no início da noite. O chá não deve ser adoçado e pode ser consumido morno ou frio.

Precauções

Pessoas com problemas renais devem evitar o chá de levístico, que pode comprometer o funcionamento do órgão. A restrição também vale para mulheres grávidas ou em período de amamentação. O contato da infusão da raiz com a pele pode causar reações e irritação. Por tudo isso, vale a pena conversar com um médico antes de fazer uso desse e outros remédios caseiros. Se observar qualquer reação anormal, suspenda imediatamente o uso e procure um especialista. Lembre-se sempre que as plantas medicinais não estão isentas de contraindicações.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email