Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Jurubeba

A jurubeba (Solanum paniculatum) é uma planta de sabor amargo que pode ser encontrada em diferentes regiões do Brasil e também é comum no Paraguai e na Argentina. A planta pode chegar a três metros de altura e é facilmente encontrada em quintais, especialmente na região do Amapá, onde existe também uma variedade com sabor adocicado bastante comum em quintais e lotes urbanos. Dependendo da localidade, pode ser conhecida também como juribeba, jurupeba, jupeba, jubebe, entre outros nomes.

É usada na culinária, mas é mais conhecida na medicina popular. A erva tem vários usos medicinais, e seu uso por indígenas no tratamento de diversas doenças é anterior a chegada dos europeus ao país. Ela é conhecida por estimular o apetite e melhorar problemas de digestão, além de tratar a azia, a acidez estomacal, a gastrite, a náusea, os problemas do fígado, as úlceras e a cistite. Veja como preparar e consumir o chá de jurubeba.

Como Fazer o Chá de Jurubeba

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de jurubeba
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Jurubeba

Folhas de Jurubeba

Coloque a água em um caneco ou panela e leve ao fogo até ferver. Junte as folhas da plana com a água fervente e mantenha tampado por 10 minutos. Depois de fazer a infusão, coe o chá e guarde em um recipiente de vidro.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar no máximo 3 xícaras do chá morno e não adoçado durante o dia. Evite fazer uso contínuo da erva e procure um especialistas caso não obtenha os efeitos desejados. Como já foi dito, o chá pode ser usado para melhorar o apetite, para tratar problemas no estômago, diminuir a acidez, etc.

É muito eficiente para melhorar a digestão, especialmente em casos onde há o exagero na comida ou na bebida alcoólica, por isso é muito usado para curar a famosa ressaca.

Cuidados (Precauções)

O chá de jurubeba não deve ser ingerido por gestantes ou mulheres em fase de lactação. Para evitar problemas, é importante seguir as recomendações de consumo e não exagerar na quantidade de chá. Fique atento ao modo de preparo e procure comprar a erva em lojas confiáveis.

Antes de oferecer o chá a uma criança, converse com o pediatra para saber se o chá é indicado para a idade. É bastante comum que as mães queiram dar o remédio caseiro às crianças para melhorarem o apetite, mas isso não deve ser feito sem orientação médica.

Jurubeba Emagrece?

Essa é uma pergunta bem recorrente em nosso blog. Sempre temos leitores querendo saber das propriedades emagrecedoras das plantas.

No caso da jurubeba, podemos dizer que ela auxilia sim, na perda de peso, pois tem propriedades diuréticas, que evita a retenção de líquidos e elimina toxinas através da urina.

Então, se você aliar o consumo diário do chá de jurubeba com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, poderá ter uma perda de peso mais rápida.

Receitas e Naturais em seu email