Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Jalapa

A jalapa (Ipomoea purga) é uma planta do tipo trepadeira, bastante comum no Nordeste brasileiro, apesar de ser originária do México. De acordo com a medicina popular, a jalapa pode ser usada para aliviar dores de cabeça, congestão pulmonar, febre, inflamações e prisão de ventre. Essas indicações se devem ao fato da planta ser considerada como analgésica, anti-inflamatória, depurativa, diurética, energética, febrífuga, laxante e purgativa. O chá deve ser preparado com o tubérculo seco da jalapa, que pode ser comprado em lojas especializadas em ervas e remédio naturais. Antes de seguir o tratamento, leia com atenção as “precauções”, pois o chá é bastante tóxico e contraindicado em várias situações.

Jalapa

Jalapa

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da erva (tubérculo seco)
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Coloque a erva e a água em uma chaleira e leve ao fogo. Assim que inciar a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 10 minutos. Passado esse tempo, desligue e mantenha abafado (com a tampa) por mais 10 minutos. Então coe o chá e reserve para consumir no decorrer do dia.

Posologia

O chá de jalapa deve ser ingerido em pequenas porções, com um bom intervalo de tempo entre elas. A indicação é de 2 a 3 xícaras (chá) diárias, que podem ser consumidas em temperatura ambiente ou mornas. Se for necessário adoçar (não é o mais recomendado), utilize mel ou açúcar mascavo. Jogue o que sobrar ao fim do dia fora, pois o chá já terá perdido suas propriedades ativas.

Precauções

O índice de toxidade desta planta é bem alto e, por isso, ela deve ser usada com muita cautela. Crianças, mulheres grávidas e lactantes não devem usar o chá de jalapa em hipótese alguma. Quando consumido em excesso, o chá pode causar náusea, dores espasmódicas e problemas gástricos. Devido a essas características, é muito importante consultar um especialista antes de fazer uso da planta medicinal.

Receitas e Naturais em seu email