Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Hibisco

O hibisco é bastante comum em jardins, pela beleza e exuberância de suas flores. Mas atualmente, a planta também é bastante procurada por quem deseja perder peso, devido às suas propriedades terapêuticas. Pesquisas comprovam que o hibisco atua de forma bastante benéfica em nosso organismo. A planta contem uma alta concentração de flavonoides, mais especificamente a antocianina. Essa substância é um importante antioxidante natural, que ajuda o corpo a eliminar toxinas, além de atuar como anti-inflamatório.

Outras substâncias encontradas no hibisco também dificultam a absorção de gorduras pelo organismo, melhoram a digestão e circulação sanguínea. Dessa forma, além de auxiliar nas dietas de redução de peso, o hibisco traz outros benefícios para saúde. A planta contém ainda vitamina C e cálcio, fundamentais para uma vida saudável.

É preciso destacar que o hibisco utilizado medicinalmente é diferente dos comuns em jardins. Trata-se da espécie Hibiscus sabdariffa, mais difícil de ser encontrada. No entanto, você pode comprar as flores secas, prontas para o preparo do chá, em lojas especializadas e farmácias naturais. Lembramos que é muito importante conhecer bem a procedência de qualquer erva que for utilizar para o consumo. Procure locais por indicação de amigos ou parentes, e sempre procure um médico antes de utilizar qualquer tipo de medicamento, mesmo que seja natural.

Para quem deseja perder peso ou apenas aproveitar os benefícios do chá de hibisco, ensinamos logo abaixo como preparar a bebida. O chá deve ser tomado ao longo do dia e tem um sabor bastante agradável, se comparado com outros chás, normalmente mais amargos. Veja como preparar!

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de hibisco seco
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Trata-se de uma infusão comum. O mais importante é não deixar a água ferver completamente, retirando-a do fogo quando começar a aparecer pequenas bolhas no fundo do recipiente. Despeje a água sobre a erva e deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Não adoce o chá.

Posologia (Como Utilizar o Chá)

Recomenda-se consumir 1 xícara do chá entre as refeições principais. A bebida também pode ser ingerida quando tiver aquele desejo grande de comer, pois ela disfarça a fome.

Cuidados

Chá de Hibisco

Flores de hibiscos secas, ideais para o preparo do chá

Apesar de ser um medicamento natural, o chá de hibisco não deve ser consumido em excesso, assim como qualquer outro chá. A ingestão deve ser limitada entre 3 a 4 xícaras por dia. Por ser diurético, ele pode fazer com que o organismo libere eletrólitos importantes para o corpo, como o sódio e o potássio, presentes no sangue.

Mulheres grávidas, ou que pretendem engravidar devem evitar o consumo do chá. Algumas pesquisas relatam que a planta pode atrapalhar a fertilidade, tanto em mulheres, como nos homens. Por isso, se você está em idade fértil e pretende ter filhos, não use o chá no emagrecimento. É liberado o uso do chá somente uma vez por mês, para não haver alterações nos hormônios e na fertilidade.

Receitas e Naturais em seu email