Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Hibisco Emagrece? Quais São os Seus Benefícios?

Quem acompanha o Receita Natural já conhece alguns dos benefícios do chá de hibisco. Ele ficou conhecido por auxiliar no emagrecimento, mas estudos apontam para outras propriedades importantes em relação à erva.

O chá de hibisco é feito a partir da flor seca Hibiscus Sabdariffa. Apesar do nome popular ser o mesmo da planta ornamental que comumente encontramos em jardins, essa espécie é diferente. Por isso, o hibisco deve ser adquirido em lojas de produtos naturais confiáveis para que o chá seja realmente eficaz.

O botão seco da Hibiscus Sabdariffa é rico em substâncias antioxidantes, que são os principais responsáveis pelos efeitos benéficos da receita. Os flavonoides e ácidos orgânicos ajudam na desintoxicação, além de evitar o acúmulo de gorduras e o inchaço causado pela retenção de líquidos.

O chá ainda é considerado como um cardioprotetor, porque previne doenças cardiovasculares como derrames e infartos. Ele também contribui para o controle do colesterol, dos triglicerídeos e da pressão arterial.

Benefícios do Chá de Hibisco

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology mostrou que as substâncias contidas dificultam a ocorrência do processo conhecido como adipogênese. Esse processo torna as células pré-adipócitas em adipócitos capazes de acumular gorduras. Assim, o consumo do chá de hibisco dificultaria o acúmulo de gordura na região abdominal e nos quadris.

Outro efeito do chá de hibisco ligado ao emagrecimento é o diurético. A presença do flavonoide quercetina na flor do hibisco é a responsável pelo processo de eliminação de líquidos e toxinas através da urina. Dessa forma, o chá combate o inchaço causado pela retenção hídrica.

Chá de Hibisco

Chá de Hibisco pode trazer inúmeros benefícios à saúde

A pesquisa divulgada no Journal of Alternative and Complementary Medicine analisou os efeitos do chá de hibisco em 53 pacientes com problemas de colesterol. Os pesquisadores observaram que o consumo da bebida reduziu em média, 8% dos níveis de colesterol ruim e elevou em 16% o bom colesterol.
Os flavonoides do chá de hibisco também são responsáveis pela redução da pressão arterial, é o que aponta o estudo publicado no Journal ou Nutrition. Os 65 voluntários que participaram da pesquisa tiveram reduções consideráveis na pressão arterial com o consumo regular da bebida.

Chá de Hibisco Emagrece?

Como você pode notar, todos esses estudos mostram que os benefícios do chá de hibisco são bastante importantes. Especificamente sobre o emagrecimento, a redução do acúmulo de gordura e o efeito diurético são comprovados e podem sim ajudar na perda de peso.

Só não adiante esperar que o chá de hibisco faça milagres. Para que o emagrecimento de fato aconteça, é preciso combinar o consumo do chá com atividades físicas e uma dieta saudável. A infusão feita com a flor deve ser tomada diariamente em pequenas porções.

Receitas e Naturais em seu email