Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Hamamélis

A Hamamelis virginiana, ou somente hamamélis, é uma planta medicinal conhecida por melhorar a circulação sanguínea. Ela ainda atua no tratamento de processos inflamatórios e, por combinar essas duas características, é indicada para tratar as varizes e hemorroidas. O chá preparado com as folhas e a casca de hamamélis também serve para acabar com o inchaço e a sensação de peso nas pernas.

Por conter propriedades anti-inflamatórias, a hamamélis também é indicada para tratamento de gengivite e aftas. A planta também é capaz de reduzir a oleosidade dos cabelos, evitando a caspa e a seborreia. Veja a receita do chá.

Chá de Hamamélis – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • ½ colher (sopa) de folhas de hamamélis picadas
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Hamamelis

Folhas de Hamamélis

Leve a água para ferver e depois despeje sobre as folhas picadas. Tampe a infusão e deixe descansar por cerca de dez minutos ou até amornar. Depois de fazer isso, coe o chá e tome ainda morno.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar de duas a três xícaras do chá de hamamélis durante o dia. O ideal é preparar o remédio caseiro em pequenas porções, na hora que for tomar, para aproveitar todas as propriedades medicinais da planta. Quando o ché fica muito tempo guardado, ele perde um pouco das suas propriedades.

Cuidados (Precauções de Uso)

Apesar de ser natural, o chá não deve ser consumido em excesso. A ingestão em excesso pode causar irritabilidade no estômago e salivação excessiva.

A ingestão de hamamélis também não é indicada às gestantes, pois pode causar abortos espontâneos. O bom é evitar o seu uso também durante a amamentação.

O ideal é procurar um especialista antes de começar o tratamento com a planta. E lembre-se que somente um médico pode fazer o diagnóstico correto de qualquer doença. Nosso blog é apenas informativo, não fazemos nenhum tipo de diagnóstico nem receitamos nenhum medicamento.

Pomada de Hamamélis para Hemorroidas

Como dissemos acima, a hamamélis é uma planta com propriedades anti-inflamatórias e que também é eficaz na melhora da circulação sanguínea, por isso é indicada para o tratamento de hemorroidas externas. Veja como fazer uma pomada caseira que pode acabar com o problema das hemorroidas.

Ingredientes

  • 60 ml de parafina líquida
  • 4 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis
  • 60 ml de glicerina

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque as cascas de hamamélis juntamente com a parafina, leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, coe e misture a glicerina. Espere esfriar para usar. Guarde a pomada em um recipiente com tampa na geladeira.

Posologia (Como Usar a Pomada)

Use a pomada diariamente, por aproximadamente um mês. Se os sintomas persistirem, procure um médico.

Receitas e Naturais em seu email