Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Grindélia

Grindelia robusta, conhecida popularmente apenas como grindélia, é uma planta semelhante ao girassol, pertencente à família das Asteraceae. Ela é nativa dos países americanos e também pode ser chamada de girassol silvestre ou mal-me-quer-do-campo. Suas flores, como você pode ver na imagem, são amarelas e bem chamativas.

Os índios do México e da região da Califórnia utilizam a grindélia há muito tempo para fins medicinais. Segundo consta, ela pode auxiliar no tratamento de doenças respiratórias e alérgicas, além de ser usadas topicamente sobre queimaduras. O chá que ensinamos a seguir é indicado para problemas respiratórios e também pode ser usado como anti-inflamatório sobre a pele.

Grindélia

Grindélia

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de grindélia
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Para fazer o chá, é necessário colocar a água e grindélia em um recipiente que possa ir ao fogo (preferencialmente de vidro ou esmaltado). Assim que começar a ferver, desligue e tampe. O chá deve descansar por cerca de 10 minutos antes de ser coado e consumido.

Posologia

Os benefícios do chá podem ser obtidos com 2 ou 3 xícaras (chá) da receita por dia. Ele pode ser tomado morno ou frio, conforme o paladar de cada um. Para que todas as suas propriedades sejam preservadas, é importante não adoçar o chá e preparar uma nova receita diariamente.

Precauções

As crianças com menos de 6 anos não devem consumir o chá de grindélia, salvo com a indicação específica de um médico. Para grávidas e lactantes, não são relatadas contraindicações, mas é importante conversar com o seu ginecologistas para saber dos possíveis efeitos da erva sobre a gestação. Em excesso, o chá pode causar intoxicação, assim como acontece com outras ervas. Por isso, é fundamental seguir as recomendações acima em relação ao preparo e à posologia. Em algumas pessoas, o remédio natural pode causar irritação gástrica, diarreia e outros efeitos negativos. Se isso acontecer, suspenda o uso e procure um médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email