Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Funcho

O funcho, também conhecido como anis doce ou erva doce, é uma erva terapêutica poderosa. No que diz repeito às propriedades nutricionais, a planta possui fibras, vitamina A, C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio e zinco. Por ser tão rico em nutrientes, o funcho atua em diferentes partes do organismo, sendo também eficiente no tratamento de doenças.

O seu nome científico é Foeniculum vulgare e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou em algumas feiras livres. É fácil de se plantar em casa também. Por isso, se você tem um espaço com terra, pode ter sua hortinha de remédios caseiros facilmente.

O chá preparado com as sementes do funcho é ótimo para tratar de problemas gastrointestinais. A bebida melhora a digestão, acaba com a flatulência e combate a diarreia. A erva também possui um efeito calmante, podendo ser utilizada para casos de insônia e ansiedade. Ela ainda possui função diurética, ajudando a acabar com os inchaços causados pela retenção de líquidos.

A planta também serve para ajudar no tratamento de cólicas, anorexia, bronquite, vômitos, nódulos no fígado ou baço, dores nos olhos, problemas urinários, diarreia e vermes intestinais. É usada a muitos anos, por nossas avós, bisavós e tataravós.

O preparo do chá de funcho é muito simples. Veja como fazer o chá e aproveitar todas essas propriedades!

Chá de Funcho – Receita

Ingredientes

Funcho

Flores do Funcho

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 3 colheres (sopa) de funcho
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Deixe ferver a água e depois acrescente as sementes secas. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos.

Posologia (Como Tomar o Chá)

Tomar 1 xícara do chá 3 vezes ao dia.

Cuidados

O chá de funcho não deve ser tomado em excesso, pois pode causar problemas no trato digestivo. Além disso, as grávidas devem ter algum cuidado pois a erva em grande quantidade pode levar ao aborto. Converse com seu médico sobre a utilização do chá.

Lembre-se que somos apenas um blog informativo, não realizamos diagnósticos e nem prescrevemos medicamentos, por isso, antes de utilizar os chás ou outros medicamentos, mesmo que sejam naturais, o correto é procurar um médico para que possa fazer um diagnóstico seguro.

Caso esteja utilizando o chá de funcho e não obteve resultados, procure o médico novamente.

Outras Dicas

O chá de funcho é bastante utilizado para cuidar das cólicas intestinais em bebês e crianças. Nesse caso, adoce a bebida com um pouco de mel e use menos erva do que o indicado na receita.

É importante lembrar que até os 6 meses de idade a criança deve ser alimentada exclusivamente com o leite materno, a não ser por indicação médica. Não utilize chás, sucos ou outros alimentos em recém nascidos sem antes consultar o seu pediatra.

Receitas e Naturais em seu email