Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Folha de Amora

A amora é um fruto saboroso, conhecido, assim como outras frutas vermelhas, por seus antioxidantes. Ela tem origem asiática, mas se espalhou por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Não é muito difícil encontrar essas frutinhas em quintais e sítios por aí. Mas não são só os frutos da amoreira que são benéficos. As folhas, segundo estudos recentes, também são muito boas para o nosso organismo.

Lá no Japão, estudiosos investigaram os efeitos do chá feito com as folhas de amora. Os resultados, divulgados em 2004, mostraram que o consumo da infusão é bastante positivo, devido às substâncias ativas contidas na folha da amoreira.

Segunda as pesquisas feitas, a folha é fonte de minerais como o cálcio, o potássio, o magnésio e o zinco. Por isso, o chá fortalece os ossos e ajuda a regular a pressão arterial.

Outro grande benefício diz respeito ao controle do colesterol e do diabetes. Ao que parece, o chá inibe o acúmulo de gorduras pelo organismo e ajuda a produção de insulina. Assim, pessoas que sofrem com essas doenças podem usar a infusão como um tratamento complementar ao medicamento e à dieta recomendada por um especialista.

Acredita-se ainda que o chá de amoreira regule a produção hormonal feminina, sendo ideal para controlar os sintomas da menopausa, inclusive os calores, que incomodam a maioria das mulheres que passam por esta fase. A somatória de benefícios pode ser aproveitada por quem quer perder peso ou apenas manter a saúde em dia.

Veja agora como fazer o chá de folhas de amoreira. É bem simples e fácil!

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 litro de água
  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de amoreira

Se você tem a amoreira em casa, colete algumas folhas, lave-as e deixe secar à sombra antes de fazer o chá. Se não tem a plantinha no quintal ou não conhece alguém que tenha, poderá encontrar as folhas secas para vender em lojas especializadas em produtos naturais. Só tenha o cuidado de analisar se o local é confiável, para não comprar a erva errada.

Amoreira

Folhas e frutos da amoreira

Modo de Preparo

Primeiramente, coloque a água para ferver em uma chaleira. Depois que borbulhar, desligue e acrescente as folhas secas de amoreira. Tampe a chaleira e mantenha o chá abafado até amornar (aproximadamente 15 minutos). Após esse tempo, coe e reserve para consumir ao longo do dia. Importante: o chá pode ser guardado na geladeira ou em garrafa términa por até 24 horas. Depois disso deve ser dispensado pois terá perdido todas as suas propriedades benéficas.

Posologia (Como Usar o Chá)

Você deve tomar de 2 a 3 xícaras do chá por dia para aproveitar todos os benefícios. Ele deve ser consumido sem adoçar, pois açúcar e adoçantes interferem nas substâncias ativas da amoreira. A temperatura é a de sua preferência: morno, frio ou gelado.

Cuidados

Não foram encontradas contraindicações em nossa pesquisa sobre a planta. Porém, não indicamos o consumo excessivo, pois pode fazer mal. Antes de fazer uso do chá, vale a pena conversar com um médico para tirar todas as suas dúvidas e verificar se as folhas de amora serão realmente benéficas para o seu caso.

Receitas e Naturais em seu email