Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Flor de Hibisco

Quem está de dieta e deseja uma mãozinha para emagrecer mais rápido pode contar com os benefícios dos chás. São várias plantas e ervas que têm propriedades medicinais que ajudam no emagrecimento. Sabendo usar da forma correta, você consegue resultados mais rápidos. Mas é claro que os chás não fazem milagres, é preciso aliar o consumo dos chás a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos regulares.

Um dos chás mais consumidos hoje em dia por pessoas que desejam perder peso é o chá de flor de hibisco. E além de ser um excelente auxílio no emagrecimento, ele ainda é gostoso e tem muitas outras propriedades medicinais. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta planta?

Propriedades do Hibisco

O hibisco é uma planta comumente encontrada em jardins e quintais. É uma planta muito bonita, por isso é muito usada na jardinagem. Em algumas regiões do país ela pode ser conhecida por outros nomes: rosa-da-china, mimo-de-vênus, flor-de-graxa, graxa-de-estudante e goela-de-leão.

O chá é feito a partir das suas flores. Elas concentram a maior parte de suas propriedades medicinais. Além de ajudar no emagrecimento, a flor de hibisco também evita o aumento da pressão arterial. Tem também propriedades anti inflamatórias e analgésicas, por isso é eficaz no tratamento de algumas dores. O chá de hibisco também é considerado um chá calmante.

Quem está com o colesterol alto também pode apostar nos benefícios do chá de hibisco. Ele ajuda a reduzir as taxas de mau colesterol, enquanto aumenta o colesterol bom. Assim, o consumo do chá pode evitar as doenças do coração.

Emagreça com o chá de hibisco!

Suas propriedades diuréticas ajudam na eliminação de toxinas do organismo, inclusive as gorduras e, principalmente as mais difíceis de serem eliminadas, que são as gorduras da região abdominal. Além disso, o consumo do chá de hibisco faz com que o intestino funcione funcione melhor, pois tem propriedades laxantes.

Tomar o chá de hibisco logo depois das refeições ajuda também na digestão dos alimentos. E uma digestão bem feita evita o acúmulo de gorduras no corpo.

Como Fazer o Chá?

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a planta e suas propriedades, vamos aprender a fazer este chá tão poderoso. É bem fácil de fazer. As flores secas de hibiscos são encontradas facilmente em lojas de produtos naturais. Só compre em estabelecimentos de sua confiança, para não correr o risco de comprar plantas erradas.

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 200 ml de água
  • 1 colher (de chá) de flores de hibisco secas

Modo de Preparo

Para preparar o chá, coloque a água em um recipiente que possa ir ao ao fogo e deixe ferver. Depois que levantar fervura, desligue o fogo e coloque as flores de hibisco. Abafe por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Não adoce o chá, pois o açúcar faz com que algumas das propriedades da planta sejam perdidas, além de acrescentar calorias desnecessárias à sua bebida.

Posologia (Como Tomar o Chá)

O chá pode ser tomado quente, morno, frio ou até mesmo gelado, se você preferir.  Beba 2 ou 3 xícaras diariamente para sentir os resultados esperados.

Contraindicações

Não ultrapasse a quantidade recomendada acima, pois o excesso do chá pode fazer com que o organismo elimine eletrólitos importantes para o corpo, como o sódio e o potássio. Crianças e gestantes não devem tomar o chá.

Mulheres que desejam engravidar também devem evitá-lo, pois algumas pesquisas relatam que o hibisco pode afetar a fertilidade.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email