Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Eucalipto – Como Fazer e Usar

O eucalipto é uma planta medicinal muito conhecida e também muito poderosa, repleta de substâncias benéficas para a nossa saúde. O óleo essencial, retirado das folhas do eucalipto, possui função antisséptica e desinfetante. Por isso é muito comum vermos produtos industrializados que usam o eucalipto como ingrediente para antissépticos e desinfetantes.

Além disso, a planta também é útil no combate de doenças reumáticas e dores musculares. Para aquelas dores ciáticas que incomodam bastante, basta massagear o local com um pouco do óleo essencial de eucalipto para sentir o alívio. A mesma dica serve para dores musculares, seja por uma queda ou por excesso de esforço físico.

E o eucalipto também pode ser usado no tratamento de doenças respiratórias, como a asma, a bronquite, a sinusite, a rinite e a tosse, doenças que atacam principalmente no período de frio e seca. Nesses casos, a melhor forma de aproveitar os benefícios da planta é fazendo um chá.

O chá de eucalipto é indicado principalmente para doenças respiratórias. Veja como preparar e consumir o remédio natural!

Receita de Chá de Eucalipto

Ingredientes

Chá de Eucalipto

Aprenda para que serve o chá de eucalipto

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 colher (de sopa) de folhas de eucalipto picadas
  • 1 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Deposite as folhas picada em um xícara de porcelana ou de vidro. Despeje a água fervente sobre as folhas, tampe e deixe descansar. Quando o chá estiver morno, na temperatura ideal para beber, passe por um coador de pano bem limpo e tome em seguida.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar 3 xícaras do chá ao longo do dia, preferencialmente pela manhã, à tarde e antes de dormir. O chá pode ser consumido com gotas de limão e adoçado com mel, se você preferir.

Cuidados (Precauções)

O chá de eucalipto não é indicado para mulheres grávidas ou no período de amamentação. Crianças menores de 2 anos também não devem consumir o chá de eucalipto. Se estiver tomando algum medicamento sedativo, anestésico ou analgésico, o uso do chá de eucalipto não é recomendando. A combinação pode ser perigosa.

Lembre-se sempre de consultar um médico antes de recorrer aos remédios naturais. E se persistirem os sintomas, o médico deve ser consultado novamente.

Eucalipto na Beleza

Além das propriedades medicinais, antissépticas e desinfetantes que foram descritas acima, o eucalipto ainda pode dar aquela ajudinha para ficarmos mais bonitas. É que a planta tem propriedades benéficas para a pele e os cabelos. Se quiser cabelos hidratados e bem limpos, eliminando coceiras no couro cabeludo, procure shampoos e condicionadores que tenham o eucalipto na sua composição.

Para a pele, a planta também ajuda na limpeza. Procure por produtos que contenham eucalipto e terá uma pele mais limpa e livre de cravos e espinhas. Uma dica caseira bem simples é ferver 500 ml de água com água 2 folhas de eucalipto, cascas de limão, laranja e 2 gotas de óleo de lavanda. Depois que ferver, retire do fogo e aguarde 3 a 4 minutos para que esfrie um pouco. Então, deixe que o rosto receba, de longe, esse vapor por 10 minutos. Muito cuidado para não se queimar, teste a temperatura do vapor com a mão antes de colocar o rosto.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email