Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Especiarias

O programa Globo Repórter que foi ao ar na última sexta-feira contou a história da dona Nilza, uma aposentada que toma todos os dias um chá ensinado no programa há dois anos. Segundo ela, o chá promoveu enormes mudanças em sua vida, acabando com as dores que sentia.

A repórter do programa foi até a Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde a nutricionista Ana Vládia Moreira estudou os benefícios desse chá. Em suas pesquisas, a nutricionista testou as propriedades do chá com atletas. Após 3 meses de investigação, observou-se que eles sentiam menos dores, mesmo depois de praticar exercícios pesados.

Segundo a pesquisadora, esse efeito é causado pelas substâncias fenólicas, liberadas pelas especiarias, que possuem efeito anti-inflamatório, diminuindo as dores musculares.
Veja como preparar o chá.

Chá de Especiarias

Chá de Especiarias

Você vai precisar de

  • 1 medida de erva doce desidratado
  • 1 medida de canela em pau
  • 1 medida de sementes de mostarda

Modo de Preparo:

Você pode preparar a quantidade que quiser, desde que utilize a mesma medida para todas as ervas. Primeiramente, misture as especiarias. Depois, separe 1 colher de chá da mistura e coloque em um pedaço pequeno de pano específico para alimentos. A sugestão é utilizar uma touca descartável para fazer os sachês de chá, cortando-a em pequenos pedaços. Feito isso, basta amarrar o paninho com um barbante. Faça o mesmo procedimento com toda a mistura e guarde os sachês em um recipiente seco e limpo.

Quando for preparar a infusão, utilize apenas um sachê para cada xícara de água. É importante que a água utilizada não seja fervida. Quando começar a aparecer bolhinhas de ar no fundo do recipiente, tire a água do fogo e despeje sobre o chá. Deixe o sachê em infusão por cerca de 3 minutos e, passado esse tempo, dispense-o.

Posologia

O ideal é tomar apenas 1 xícara do chá todos os dias. Nos homens o efeito da bebida é mais rápido, mas nas mulheres pode levar até 3 meses. Por isso é importante que o consumo seja diário.

Cuidados

Não é recomendado que se tome o chá mais de uma vez no dia. Segundo a pesquisadora da UFV, o consumo excessivo da bebida pode fazer mais mal à saúde do que bem.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email