Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Erva Doce

As propriedades da erva doce são muitas além de ser extremamente saborosa. O chá costuma ser usado contra cólicas de bebês, em casos de tosses e bronquite, em problemas digestivos, calmante entre diversos outros. Aqui aprenderemos como fazer um chá de erva doce, funcho ou anis.

A erva doce é uma daquelas plantas que acabam tendo variações, por ser da mesma família e portanto é bom saber os nomes científicos, mas apesar de diferentes, elas são bastante similares. O funcho, tem o nome científico Foeniculum vulgare Mill; sinônimo de Anethum foeniculum e ainda existe também a Pimpinella anisum L. Mas, basicamente é tudo igual.

 

Receita de Chá de Erva Doce

Erva Doce

Erva Doce

Você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de erva-doce
  • 1 colher de chá  de açúcar demerara (um açúcar integral, parecido com o açúcar mascavo)
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de Preparo:

Ferva a erva doce na água por cerca de cinco minutos. Feito isso, coe e adoce o chá.

Saiba Mais

O chá de erva doce é comumente usado para acalmar bebês com cólicas e fazê-los dormir mais facilmente. Existe até produtos no mercado derivados do funcho que são usados na chupeta (bico) de recém nascidos, como a Funchicórea. Este pó foi proibido pela Anvisa durante um tempo por causa da chicória, ou ruibarbo, mas acabou voltando ao mercado.

É importante salientar que tudo que for dado ao bebê tem que ter conhecimento do pediatra, principalmente por causa do uso do açúcar.

Entre os muitos benefícios da erva-doce estão a melhora na digestão, melhora a sensação de barriga inchada e estufamento e serve para alívio dos gases.

Os folatos presentes na erva doce são indicados no caso de pressão alta, e o potássio presente também ajuda a baixar a pressão.

Para as mães que estão em fase de amamentação é considerado que o chá de erva doce estimula a produção de leite. O chá de erva doce é considerado bem inofensivo e também é indicado para as grávidas. As mulheres durante a gravidez devem apenas ficar atentas aos chás com cafeína e com canela, pois podem estimular aborto.

O chá de erva doce é calmante, mas ainda sim estimula a digestão, tem quem use o chá de erva doce com gengibre para emagrecer, pois associa o efeito termogênico de um com o digestivo do outro.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email