Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Erva Cidreira Para Bebês

Os chás naturais são bastante recomendados para tratar a insônia, a cólica e outros problemas que ocorrem em bebês. No entanto, é sempre preciso tomar cuidado com o consumo dessas receitas caseiras por crianças muito pequenas. Mesmo sendo naturais, os chás podem causar alergias e outras reações nocivas.

Uma das opções mais recomendadas é a erva cidreira. De acordo com a Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz:

A erva-cidreira tem efeitos calmantes, mas não deve ser dada para bebês menores de seis meses. Até esta idade, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda aleitamento materno exclusivo, sem chás, sucos ou água (Fonte: Portal Pediatria em Foco).

Em alguns casos, a mãe pode fazer uso do chá para tentar passar as substâncias calmantes para o bebê por meio do leite. Porém, esse tipo de recurso também deve ser analisado pelo pediatra, pois há riscos dependendo da erva utilizada.

A receita abaixo foi ensinada pela pediatra Dra. Juliana Cordeiro Melo Franco em seu blog. Segundo ela, a mistura é ideal para que o bebê durma a noite toda.

Chá de Erva Cidreira

Chá de Erva Cidreira

Você Vai Precisar De

  • 1 colher (chá) de maçã desidratada
  • 1 colher (café) de erva doce
  • 1 colher (café) de erva cidreira
  • 200 ml de água filtrada

Modo de Preparo

Primeiramente, ferva a água em uma chaleira. Depois junte a maçã desidratada, a erva cidreira e a erva doce. Abafe a mistura e mantenha em infusão por cerca de 5 minutos. Coe e sirva frio ao bebê em pequenas colheradas. Importante: o chá não deve ser adoçado em hipótese alguma, nem com açúcar nem com mel.

Posologia

O chá não deve ser colocado na mamadeira. O ideal é dar algumas colheradas para o bebê antes da hora de dormir. Como o estômago dos bebês é muito pequeno, não exagere na quantidade pois o consumo do chá pode interferir na mamada.

Precauções

Conforme já comentamos antes, os chás devem ser dados a bebês com muito cuidado. Um pediatra deve ser consultado para evitar que as ervas façam mais mal do que bem. Além disso, vale lembrar novamente que crianças com menos de 6 meses devem ingerir apenas leite materno – até mesmo a água está vetada.

No preparo do chá, use ervas frescas, de preferência plantadas em uma horta caseira. Evite dar chás industrializados ou de sachê para as crianças, pois o risco de alergias e intoxicações é maior. Quanto mais natural for a mistura, menores são as chances de prejudicar a saúde do bebê.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email