Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Emburana

A Amburama cearensis, conhecida popularmente como emburana, é uma planta nativa do nosso país. Ela se apresenta como uma árvore de tamanho médio, chegando a cerca de 10 m de comprimento. A casca do tronco tem tom avermelhado e as flores são brancas e bem perfumadas. Durante a época da floração, todas as folhas da emburana caem, ficando apenas os cachos de flores na ponta dos galhos “secos”.  A madeira da emburana é amplamente usada na marcenaria para fabricação de portadas e móveis. Durante muito tempo, as sementes eram utilizadas para aromatizar as roupas. Além disso, são atribuídas diversas propriedade medicinais às sementes e também à casca da planta.

De acordo com a medicina popular, a emburana pode ser considerada como aromática, anticoagulante, antiespasmódica, anti-inflamatória, broncodilatadora, cardiotônica, emenagoga, estimulante, estomáquica  e febrífuga. Por isso, o chá preparado com as sementes é indicado para tratar diferentes problemas de saúde, principalmente as de ordem respiratória (gripe, resfriado, bronquite, tosse e asma). Inflamações, hemorragias, cólicas intestinais e uterinas também podem ser tratadas com o uso da semente. Para tanto, é preciso preparar o chá corretamente.

Emburana

Sementes de emburana

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da semente*
  • 1 litro de água

*A semente pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais. É necessário que ela seja quebrada, descascada e triturada para o preparo do chá.

Modo de Preparo:

Coloque as sementes e a água em uma panela e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Passado esse tempo, desligue, tampe e mantenha abafado por mais 10 minutos. Então coe e reserve para o consumo.

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá diariamente.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email