Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Cuachalalate

Você já ouviu falar em uma erva chamada cuachalalate? O nome é estranho, e a planta é bem exótica, assim como o sabor do seu chá. Se você aprecia sabores exóticos, vai gostar de experimentar este chá super diferente. E além de ter um sabor agradável, o chá de cuachalalate tem muitos benefícios para a saúde.

O nome científico é Amphiterygium adstringens. Mas, talvez você a conheça por algum dos seus nomes populares: cuachalalá, matixerán, macerán ou pacheco. É uma árvore nativa do centro e sul do México, e não é muito encontrada no Brasil.

Suas propriedades medicinais foram descobertas desde a época pré-hispânica, e desde então a planta é muito utilizada no preparo de chás medicinais, principalmente para tratar problemas estomacais. Hoje em dia já existem muitos estudos que comprovam a eficácia dos chás preparados com a casca do cuachalalate. O chá é preparado com a casca retirada do tronco da árvore.

Propriedades do Cuachalalate

A planta tem propriedade antimicrobiana, por isso é eficaz no tratamento de infecções, como amidalites, gangrena, sarampo, etc. Como essas infecções vêm acompanhadas de muita febre, o chá é excelente para baixar a temperatura do corpo e eliminar as bactérias. Também é utilizado no tratamento de problemas bucais, como a gengivite e as aftas.

É de grande eficácia na circulação sanguínea, evitando que o sangue fique espesso e se acumule nas veias, causando varizes e úlceras varicosas. O chá de cuachalalate também evita doenças nos rins, pois limpa as vias urinárias, prevenindo desta maneira a formação de cálculos renais.

Sua propriedade antibacteriana também auxilia no tratamento de doenças relacionadas à saúde das mulheres, como vaginites, corrimentos, frio do útero, febre puerperal e infecções dos ovários. O cuachalalate também ajuda a cicatrizar pequenas feridas na pele, assim como espinhas e acnes. É eficaz no tratamento de manchas e existem alguns estudos que confirmam a eficácia do chá no tratamento de câncer de pele.

E como já dissemos no início, o chá de cuachalalate é muito usado no tratamento de problemas estomacais. É um dos melhores remédios naturais para tratar a úlcera e a gastrite. Alivia as dores no estômago e inflamações abdominais. Além disso, existem estudos que relacionam as propriedades anticancerígenas do cuachalalate ao tratamento do câncer de estômago.

O chá é preparado com a casca retirada do tronco da árvore de cuachalalate

Como Fazer o Chá de Cuachalalate

Depois de ver todas as propriedades medicinais que esta planta possui, vamos agora aprender como se faz esse poderoso chá medicinal. É simples e fácil de fazer, o que pode ser mais difícil é encontrar a erva para comprar, mas em casas especializadas em ervas medicinais, você consegue encontrar.

Ingredientes

  • Meio litro d’água;
  • 5 gramas de casca de cuachalalate.

Modo de Preparo

Coloque a água em um recipiente próprio e leve ao fogo até ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e adicione as cascas de cuachalalate. Deixe ferver por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo, tampe, e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Depois é só coar e beber!

Se desejar, pode adoçar o chá, mas o melhor é tomar a bebida sem a adição de açúcar.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email