Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Cipó Caboclo

A Davilla rugosa, mais conhecida popularmente como cipó-caboclo, é uma planta nativa do Brasil, com predominância de cultivo nos estados da região Sul do país. Entre os povos dessas regiões, ela é considerada como medicinal. Ao cipó-caboclo são atribuídas diversas propriedades, sobretudo como estimulante e afrodisíaco.

O cipó caboclo também costuma ser utilizado como purgante, além de auxiliar no tratamento de doenças venéreas. O chá feito com a erva é diurético, tônico, adstringente, estimulante do sistema nervoso, purgativo e pode reduzir os inchaços nas pernas, braços e região abdominal.

Ela ainda é tida como antiespasmódica, depurativa, antifebril, antiasmática, anti-inflamatória e purgativa. Para aproveitar essas propriedades, o ideal é seguir as instruções de preparo. Leia também as contraindicações no uso do chá para evitar possíveis efeitos colaterais.

Cipó Caboclo

Cipó Caboclo

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de cipó caboclo
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

O chá de cipó caboclo é feito a partir de uma decocção. Para tanto, é necessário colocar a erva em uma panela e cobrir com água. Depois leve ao fogo e quando começar a ferver deixe cozinhando por 10 minutos em fogo baixo. Após esse tempo, desligue e deixe descansar por mais 10 minutos. Então coe e reserve para consumir ao longo do dia. Importante: caso sobre um pouco do chá, jogue fora e prepare uma nova receita no dia seguinte para aproveitar todas as propriedades da planta medicinal.

Posologia

A indicação é de 2 ou 3 xícaras do chá de cipó caboclo todos os dias. Ele deve ser consumido morno ou frio, de preferência sem adoçar.

Precauções

O chá de cipó caboclo não deve ser consumido por gestante, lactantes ou crianças pequenas. Em grandes quantidades, a erva pode causar efeitos colaterais como enjoo e diarreia. Por isso, é importante seguir as recomendações de preparo e não tomar mais do que a quantidade indicada. Caso ocorram reações, é necessário suspender o consumo do chá imediatamente e procurar um especialista.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email