Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Castanha da Índia

O castanheiro-da-índia é uma árvore robusta que mede até 25 metros de altura, com copa muito grande e abobadada. O seu fruto é chamado de castanha-da-índia, e é usado pela medicina popular contra problemas de circulação sanguínea, assim como para fragilidade capilar e insuficiência venosa que geram problemas de circulação e consequentemente varizes e hemorroidas. Este remédio, além do fato de ser natural, também é regulamentado pela ANVISA. Usaremos a Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) para o preparo de um chá que tem todas essas propriedades ditas acima. O chá é para uso de adultos.

 

Você vai precisar de:

  • 1,5 g (meia colher de sopa) de sementes de castanha da índia com a casca
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de preparo:

O processo de preparo do chá é por decocção, isto é, acrescente as sementes de castanha da índia na água e deixe ferver por cinco a dez minutos para extrair as propriedades. Depois é só coar o chá e tomar.

Posologia

Beber uma xícara de chá duas vezes ao dia, após as refeições.

Precauções

Castanha da Índia

Castanhas da índia

Apesar de ser um chá natural, temos que ter alguns cuidados com a sua utilização. Não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação, ou em casos de insuficiência hepática e renal (doenças relacionadas ao fígado ou rins), como também em casos de lesões da mucosa digestiva em atividade.

Altas doses do chá pode causar irritação do trato digestivo, náusea e vômito, por isso deve-se tomar a quantidade indicada, que são duas xícaras por dia. Não é recomendado tomar mais que isso.

O chá de castanha da índia também não deve ser utilizado junto com medicamentos anticoagulantes.

A castanha da índia emagrece?

Esta castanha também vem sendo muito utilizada para auxiliar no processo de emagrecimento. Ela é sim, capaz de emagrecer, pois tem propriedades laxantes e diuréticas, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Além disso, o fato de melhorar a circulação sanguínea já é suficiente para auxiliar no emagrecimento, pois o metabolismo funciona melhor quando o sangue circula bem pelo corpo. É também uma forma de eliminar toxinas que podem reter gorduras no corpo. A castanha da índia também proporciona saciedade. Consequentemente, a pessoa que faz uso dessas sementes comerá menos.

Para o emagrecimento, a castanha pode ser usada tanto em forma de chá, como comendo pequenos pedaços. Para ingerir a castanha pura, é preciso cortá-la em 8 pedaços. Todos os dias, coma somente um pedaço durante o café da manhã. É muito importante seguir as orientações, pois esta castanha não deve ser ingerida em grandes quantidades.

Algumas pessoas relatam que mesmo fazendo o uso de uma pequena quantidade diária, notam alguns sintomas adversos, como dores de cabeça, diarreias, vômitos e dores no estômago. Se notar algum sintoma, suspenda o uso imediatamente e se os sintomas persistirem, procure um médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email