Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Cardo Santo

O cardo santo (Cnicus benedictus), também conhecido como cardo bento ou cardo bendito, é uma planta medicinal conhecida há vários séculos. Durante o período medieval, ela cultivada nos mosteiros europeus e utilizada no tratamento de diversas doenças, incluindo a peste bubônica. Atualmente, a medicina popular atribui a ela diversas propriedades, fazendo com que o chá seja indicado para gases, problemas digestivos, cólicas, gases e problemas respiratórios. Ela também está na lista de plantas usadas pelo SUS no tratamento de diversos problemas.

Cardo Santo

Cardo Santo

Você vai precisar de:

  • 30 g da erva seca
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

O ideal é comprar o cardo santo em uma loja de produtos naturais ou especializada em ervas, pois o uso da planta in natura é um pouco mais complicado, mesmo que você a tenha em casa. Todas as partes podem ser usadas no preparo do chá.

Para prepará-lo, coloque a erva e a água em um recipiente de vidro ou esmaltado. Leve ao fogo e quando começar a ferver deixe cozinhando por  10 minutos. Após esse tempo, desligue e mantenha o recipiente tampado por mais 5 minutos. Então coe e reserve para consumir.

Posologia

Para obtenção dos efeitos benéficos, é preciso tomar o chá frio ou morno 2 vezes ao dia. O momento ideal para consumo é cerca de 30 minutos após as refeições, principalmente se a receita for usada para melhorar a digestão. Essa mesma indicação de preparo pode ser usada para aplicar sobre feridas como cicatrizante.

Precauções

A ingestão deste chá em excesso pode causar problemas sérios de saúde, além de sintomas como vômito, diarreia e náusea. Por isso, é fundamental seguir as recomendações aqui explicitadas em relação à quantidade de erva utilizada no preparo do chá e também a respeito da quantidade a ser consumida. O remédio caseiro deve ser evitado por grávidas ou mulheres em período de lactação. Crianças e idosos também devem evitar o chá de cardo santo.

Receitas e Naturais em seu email