Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Cardamomo

O cardamomo é uma planta de origem asiática, cujas sementes são usadas desde a antiguidade como condimento e remédio natural. É considerada uma das especiarias mais caras do mundo. O sabor do cardamomo é bem forte e levemente picante, lembrando um pouco o gengibre (pertencente à mesma família). Por isso, os egípcios mastigavam as sementes para limpar os dentes e deixar o hálito mais fresco. Esse costume também previne as cáries, pois o cardamomo evita a proliferação de bactérias.

Ao cardamomo também são atribuídas propriedades terapêuticas. Acredita-se que ele seja expectorante, digestivo, laxante, antisséptico, anti-inflamatório e estimulante, sendo até mesmo usado como planta afrodisíaca. Abaixo, ensinamos duas receitas de chá que ajudam a melhorar a digestão e combater as cólicas intestinais.

Chá Digestivo

Para preparar o chá digestivo, você vai precisar de:

  • 2 g de sementes secas de cardamomo
  • 1 xícara (chá) de água

Ferva a água em uma chaleira, desligue o fogo e depois acrescente as sementes de cardamomo. Mantenha abafado por 10 minutos, em seguida coe e consuma morno e sem adoçar. O ideal é tomar o chá 30 minutos após as refeições principais (almoço e jantar) para melhorar a digestão.

Chá Para Cólica Intestinal

Sementes do cardamomo

Sementes do cardamomo

O preparo do chá para cólica intestinal é um pouco diferente, pois o capim-limão é acrescentado. Veja os ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 punhado de capim-limão (também chamado de capim santo ou capim-cidreira)
  • 10 g de semente secas de cardamomo

Ferva a água antes de acrescentar o capim-limão e o cardamomo. Depois de colocar os ingredientes em infusão, abafe e espere 15 minutos. Em seguida o chá deve ser coado e reservado para o consumo. Quem está com cólicas intestinais deve tomar pequenas porções do chá morno ou frio ao longo do dia, principalmente antes das refeições.

Precauções

Se for ingerido com exagero, o chá de cardamomo pode causar náusea e vômito. Por isso, é fundamental seguir as recomendações e não tomar mais do que foi indicado na receita. Se qualquer problema for observado, o uso do chá deve ser suspenso imediatamente e um médico consultado.

O médico também deve ser consultado caso permaneçam os sintomas mesmo depois do uso do chá.

Valores Nutricionais do Cardamomo

Cada 100 gramas de sementes de cardamomo contém cerca de 300 calorias, além de fibras alimentares, que ajudam na digestão, e carboidratos. As sementes também são ricas em Sódio, Potássio, Ferro, Cálcio e Magnésio. As vitaminas como a Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C também estão presentes nas sementes.

Além de ser usado no tratamento de cólicas intestinais e na má digestão, o chá de cardamomo feito com mel, pode aliviar os sintomas da gripe e de doenças respiratórias, como bronquite e sinusite.

O Potássio contido nas sementes ajuda a controlar a quantidade de sódio no organismo, evitando assim o aumento da pressão arterial.

Além disso, as vitaminas e antioxidantes presentes no cardamomo previnem o envelhecimento precoce da pele, deixando-a também mais hidratada. O mesmo ocorre com os cabelos.

Como podemos ver, estas pequenas sementes têm muitos benefícios para a saúde.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email