Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Cambará

A Lantana camara, também conhecida como cambará, é uma planta originária do Brasil, normalmente usada em jardins, por ser muito bonita e charmosa. Suas pequenas flores de cores variadas, que podem ser laranja, rosa, vermelho, amarelo e branco, formam belíssimos buquês coloridos, que enfeitam e dão um charme especial aos jardins. Também são muito usadas para fazer buquês e ramalhetes nas floriculturas.

Mas além do uso ornamental, a planta também é usada para fins medicinais. Na medicina popular, acredita-se que o chá preparado com o talo, as folhas e/ou as flores é eficaz no tratamento de alergias e infecções respiratórias. Por isso, a infusão do cambará é indicada para casos de gripe, asma, bronquite, resfriado e tosse. Veja a receita do chá expectorante.

Chá de Cambará – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 colher (de sopa) de cambará (talo, folhas e/ou flores)
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Junte a água e as partes da cambará em uma panela (preferencialmente que não seja de metal) e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e tampe o recipiente. Espere 10 minutos, coe e tome morno, frio, ou até gelado, como preferir. É importante lembrar que os chás não devem ser adoçados, para não perderem suas propriedades medicinais. Além disso, o açúcar deixa a bebida mais calórica, o que não é nada interessante.

Posologia (Como Usar o Chá)

Beber 1 xícara do chá de 3 a 4 vezes por dia (de manhã, após o almoço, à tarde e antes de se deitar).

Contraindicações (Precauções)

Se não for usada da forma correta e de acordo com orientações médicas, a planta pode ser tóxica. Não deve ser consumida em exagero, levando em consideração a quantidade recomendada acima. Também não deve ser ingerida por crianças e mulheres grávidas.

Os efeitos colaterais que podem ser causados pelo consumo do chá de cambará são náuseas, vômitos, diarreia, fraqueza, respiração difícil, entre outros, que podem aparecer algumas horas após o consumo. Caso sinta alguns desses sintomas, procure um atendimento médico urgentemente.

Muito cuidado ao utilizar a planta, pois o seu uso incorreto pode levar até à morte.

Cambará para Dores Abdominais

Cambará

Na imagem, as flores da cambará

O chá de cambará, além de aliviar os sintomas das gripes, resfriados e outras doenças respiratórias, também é eficaz no tratamento de dores abdominais.

Estudos feitos com porquinhos da índia, que têm o sistema gastrointestinal parecido com o dos humanos, mostraram que depois de sofrer uma cólica abdominal, o extrato das folhas, talos e flores da cambará tinha propriedades antiespasmódicas, aliviando as dores.

Outras Propriedades

O chá de cambará ainda pode ser usado para baixar a febre e tratar dores de ouvido. É realmente uma planta muito versátil e que pode ajudar muito a cuidar da saúde. Atua também no tratamento da coqueluche, do reumatismo e de espasmos.

Receitas e Naturais em seu email