Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Buchinha do Norte

Luffa operculata, mais conhecida como buchinha paulista ou buchinha do norte é uma planta nativa do Brasil, sendo facilmente encontrada nos quintais dos brasileiros. Por ser altamente tóxica, ela deve ser usada com bastante cautela na medicina popular. É preciso seguir exatamente a forma de se usar e prestar bastante atenção a todas as dicas de uso.

Mas apesar das toxinas, a buchinha é cheia de propriedades benéficas para a saúde. Ela é tida como expectorante, adstringente e antisséptica. Devido a essas propriedades, o uso do chá é indicado para tratar problemas respiratórios a sinusite, a rinite e a bronquite. Mas atenção! O chá de buchinha do norte não é para ser ingerido, mas sim para fazer inalações.

Para evitar problemas, leia com atenção as precauções indicadas ao fim do texto e siga todas as recomendações de preparo. Outra receita eficaz feita com a buchinha do norte é o descongestionante nasal, que já ensinamos anteriormente.

Agora vamos à receita do chá para fazer a inalação.

Chá de Buchinha do Norte – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 buchinha paulista
  • 250 ml de água filtrada

Modo de Preparo

Para fazer o chá, é necessário usar a buchinha seca, e não fresca. Ela deve ser descascada e colocada em um recipientes com a água. Depois disso, basta levar ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue e espere amornar.

Posologia (Como Usar o Chá)

Buchinha do Norte

A buchinha é altamente tóxica e não deve ser ingerida. Só use para fazer inalações!

Em nenhuma hipótese o chá deverá ser ingerido. A posologia recomendada é de inalação do vapor exalado pelo chá enquanto ele ainda está quente.

Você pode fazer a inalação 2 vezes ao dia ou quando os sintomas estiverem incomodando mais. Cubra o caneco com um pano de prato limpo, deixando apenas um pequeno buraco para inalar o vapor produzido pela mistura. Faça isso por alguns minutos, enquanto o chá ainda estiver quente.

Precauções

O chá de buchinha paulista é um conhecido chá abortivo e, por isso, jamais deve ser utilizado por mulheres com suspeita de gravidez. Por conter substâncias tóxicas, também é fundamental que a receita só seja utilizada em inalações, como já foi explicado, e nunca ingerida por via oral. Quando tomado, o chá poderá causar hemorragias internas e outros efeitos colaterais. Se tiver algum tipo de reação estranha ao fazer a inalação, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.

Evite o uso por crianças, ou consulte um médico antes de utilizar a inalação em menores de 12 anos. As crianças podem ser mais sensíveis e ter efeitos colaterais, mesmo fazendo somente a inalação.

Receitas e Naturais em seu email