Chá de Barbatimão (Chás)

O barbatimão, nome científico Stryphnodendron barbatimam é uma planta medicinal conhecida pelos indígenas muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil. A erva é conhecida por suas propriedade adstringente, além de atuar como bactericida, cicatrizante e antisséptico. O chá preparado com o barbatimão é indicado para tratar a inflamação no útero e nos ovários, hemorragias, úlceras, feridas e o corrimento vaginal. Veja como preparar o remédio caseiro.

Barbatimão

Saiba para que serve o chá da casca do barbatimão

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da casca de barbatimão
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva a erva juntamente com a água por cerca de 10 minutos (a partir do momento que iniciar a ebulição). Passado esse tempo, desligue o fogo e mantenha a mistura tampada por mais 10 minutos. Depois coe o chá e guarde em uma garrafa com tampa.

Posologia

O chá deve ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia. É importante ressaltar que a bebida não deve ser ingerida por tempo prolongado, pois pode causar irritação gástrica.

Informações Adicionais

O barbatimão também é conhecido como barbatimão-verdadeiro, barba de timão e casca da virgindade. É uma árvore muito fácil de ser encontrada no cerrado do Brasil. Diz-se que seu nome casca da virgindade, vem do seu uso tópico  na vagina (banho de assento), por seu poder adstringente, ele aperta a cavidade vaginal, dando a sensação de a mulher é virgem novamente.

Por este mesmo efeito, há quem diga que o barbatimão emagrece pois ele diminui o estômago, o que faz muito sentido, mas como já dissemos, o uso do barbatimão por períodos prolongados pode causar gastrite, então não é recomendado seu uso para este fim.

Uma forma de aproveitar os benefícios do barbatimão é através do sabonete, além dele estreitar o canal vaginal (sabonete íntimo) ele é bom para acne, para feridas e frieiras.

Um outro uso comum do barbatimão é a pomada ou creme.  A pomada de barbatimão é indicada para os casos de feridas e lesões, pois tem alto poder cicatrizante e anti-inflamatório devido à presença de tanino em sua casca. Com isso os machucados secam mais rapidamente, fechando e curando em tempo menor que com outros tratamentos.

É muito importante dizer que o uso deve ser em feridas superficiais, pois em casos de escaras de decúbito, não deve ser usada.

A pomada é muito usada também para tratar o HPV. Neste caso, salientamos a necessidade de usar uma pomada de um laboratório confiável, que seja feita no melhor padrão de higiene, não indicamos o uso da pomada de barbatimão caseira para estes casos.

Você encontra a pomada de barbatimão facilmente em farmácias ou lojas de produtos naturais e em sites especializados na internet.