Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Azedinha

A azedinha (Rumex acetosa) é usada para fins medicinais há milhares de anos. A ela são atribuídas as propriedades laxativa, diurética, anti-inflamatória, refrescante e tônica, devido à presença de substâncias que atuam de forma benéfica em nosso organismo. Recentemente, um estudo feito aqui no Brasil, na PUC-RS, mostrou que a raiz da azedinha contém o mesmo antioxidante presente nos vinhos: o resveratrol. Porém, a ingestão da raiz não é indicada, pois pode ser tóxica. O ideal, de acordo com especialistas, é consumir as folhas, que também contêm o antioxidante poderoso. Ele é capaz de proteger as células do fígado, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer as defesas do organismo. O chá feito com as folhas também é diurético e pode ser usado para cicatrizar feridas.

Azedinha

Azedinha

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (chá) das folhas de azedinha
  • 250 ml de água filtrada

Modo de Preparo:

Colha as folhas e pique-as com as mãos. Se for comprar a azedinha, o chá também pode ser preparado com as folhas secas. Coloque a água em uma chaleira e leve para ferver. Quando começarem a formar as primeiras bolhas, desligue e acrescente as folhas picadas. Tampe e mantenha abafado por 10 minutos. Depois coe e reserve para tomar ao longo do dia.

Posologia

O chá pode ser consumido ou aplicado sobre a pele para limpar e cicatrizar ferimentos:

  • consumo – tomar 2 xícaras do chá morno ou frio durante o dia
  • uso tópico – umedecer um pano limpo o gaze e aplicar sobre as regiões com feridas ou cortes

Precauções

A ingestão da azedinha em excesso pode causar problemas de saúde e reações indesejadas, como vômito e náusea. O ideal é seguir as recomendações e suspender o uso se surgirem sintomas pouco usuais. Pessoas com reumatismo, artrite e cálculos devem evitar o consumo da azedinha, pois as substâncias contidas nas folhas podem agravar essas enfermidades. Antes de fazer uso do chá, converse com um especialista sobre o seu caso.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email