Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Assa-Peixe – Para Que Serve?

O assa-peixe (Vernonia polyanthes) é uma planta medicinal bem comum no Brasil. Ela é encontrada principalmente em cerrados, por se multiplicar facilmente em solos pouco férteis. A planta cresce em forma de arbusto, podendo chegar a até 3 metros de altura. Em alguns locais, o assa-peixe é conhecido por outros nomes: cambará branco, chamarrita, mata pasto e enxuga. Em algumas culturas, ela é considerada uma erva daninha.

Seu uso é indicado principalmente em casos de bronquite e tosse persistente. Mas também é eficaz para tratar gripes e resfriados, por ter propriedades expectorantes. Já foram relatados casos em que o chá de assa-peixe foi eficaz no tratamento da pneumonia. Em todos esses casos de doenças respiratórias, o ideal é preparar a infusão com as folhas e tomar três vezes ao dia.

O que pouca gente sabe é que o assa-peixe também é eficaz no tratamento das dores musculares. Para amenizar a dor, deve ser feito o uso tópico do mesmo chá em compressas no local afetado.

Os efeitos positivos do assa-peixe são confirmados por pesquisadores brasileiros. Seguindo o modo correto de preparo da infusão e respeitando as quantidades indicadas, é possível obter bons resultados com a receita de chá. Siga as instruções para fazer o remédio natural em casa.

Você vai precisar de:

  • 3 g (1 colher de sopa) das folhas do assa-peixe picadas
  • 150 ml (1 xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Primeiramente ferva a água. Depois adicione as folhas bem picadas, mantenha abafado por 10 minutos, coe e reserve.

Posologia

Assa-Peixe

Folhas do Assa-Peixe: veja aqui a receita do chá e como fazer o xarope

  • Tosse: fazer gargarejos com o chá morno 3 vezes ao dia;
  • Bronquite: tomar o chá adoçado com mel 3 vezes ao dia;
  • Dores musculares: fazer compressas com o chá morno sobre a parte do corpo dolorida.

Para tratar gripes, resfriados e até mesmo a pneumonia, proceda da mesma forma que o tratamento para bronquite. O chá também tem propriedades diuréticas, por isso pode ser tomado em casos de pedras nos rins.

Cuidados

O chá de assa-peixe não pode ser ingerido por mulheres grávidas ou em período de lactação. Deve-se tomar no máximo 4 xícaras do chá por dia. O excesso pode trazer efeitos colaterais.

Xarope de Assa-Peixe

O xarope é outra alternativa para tratar os problemas respiratórios, especialmente nas crianças, que nem sempre tomam chá com boa vontade.

Para fazer o xarope, use uma proporção de duas folhas de assa peixe picadas para cada xícara de chá de água. Coloque a água em uma panela e deixe ferver. Depois adicione as folhas picadas, deixando no fogo por mais cinco minutos. Coe e adicione duas xícaras de café de mel, misturando bem. Para adultos, o ideal é tomar uma colher de sopa, de duas a três vezes ao dia. As crianças devem tomar uma colher de sopa por dia, de preferência antes de dormir para potencializar os efeitos.

Observação: O xarope só pode ser administrado a crianças maiores de 1 ano de idade. Antes de completar 1 ano as crianças não devem ingerir mel, pois a presença dos esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável pela transmissão do botulismo intestinal, não podem ser eliminados pelo organismo de bebês.

 

Receitas e Naturais em seu email