Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Anis

O anis estrelado tem origem asiática, onde é bastante usado no preparo de pratos doces e salgados. O sabor marcante e aroma característico fazem com que o anis seja uma das principais especiarias do Oriente, bastante apreciado na culinária. A partir das sementes em formato de estrela também são feitas bebidas licorosas de gosto adocicado.

Os cientistas se interessam bastante pelas substâncias contidas no anis estrelado. Ele é hoje usado para extrair os principais ativos de um importante antiviral, o Tamiflu, usado para tratar a gripe aviária e a gripe H1N1 (conhecida como nova gripe).

Os usos medicinais do anis são conhecidos há vários séculos, inclusive no tratamento de doenças respiratórias. Acredita-se que a planta tenha um alto potencial expectorante, ajudando no tratamento da gripe, dos resfriados, da tosse e da bronquite.

Outro uso importante do anis é no combate aos problemas digestivos. O chá feito com o anis estrela pode aliviar os gases, a gastrite e as cólicas intestinais.

Quem quer perder peso pode aproveitar o efeito termogênico do anis estrelado. Assim como a canela, o gravo e o gengibre, a especiaria acelera o metabolismo, tornando o gasto calórico maior. Dessa forma, o organismo queima mais gorduras. Ele pode ser usado tanto no preparo de pratos quanto no chá.

Se você quer aproveitar todos esses benefícios, vale a pena aprender a receita do chá. Ele deve ser feito com o anis estrelado seco e levemente triturado. Evite o exagero na quantidade para que a bebida não fique muito amarga. Seguindo a receita à risca o chá ficará gostoso e manterá todas as suas propriedades.

Anis Estrelado

Anis Estrelado

Você Vai Precisar De

  • 1 colher (chá) de anis estrelado
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Junte a água e o anis em uma panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansando abafado por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe e reserva para tomar durante o dia.

Posologia

Beber de 2 a 3 xícaras do chá diariamente. Para os casos de doenças respiratórias, o chá pode ser adoçado com um pouco de mel puro.

Precauções

O consumo excessivo do anis estrelado pode causar reações como náusea, vômito e agitação, sobretudo em crianças e idosos. Por isso, é fundamental seguir as recomendações de uso. Caso sobre chá no fim do dia, jogue fora e sempre prepare uma nova receita diariamente para garantir todos os princípios ativos do anis.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email