Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de alfazema

Receita de um chá de alfazema muito bom para asma. A alfazema, que também é muito conhecida como lavanda pode servir para combater os tão incômodos sintomas da asma.

Alfazema - Lavanda

Alfazema – Lavanda

Você vai precisar de:

  • Duas colheres de chá de folhas frescas de alfazema
  • Um litro de água

Modo de Preparo:

Aqui o chá é feito por infusão. Deve-se, primeiramente, ferver a água pura e, depois que levantar fervura, despejar sobre as folhas de alfazema. Deixe tampado por cerca de dez minutos e então coe o chá.

Posologia

Beba de duas a três xícaras do chá de alfazema ao longo do dia.

Cuidados

  • Este chá deve ser evitado por pessoas com úlcera.
  • Também pode causar irritação no estômago.

Informações Adicionais

A asma é muito comum, no Brasil, são dois milhões de casos por ano.  A asma brônquica acomete as vias respiratórias com uma inflamação, causando dificuldade para respirar. A asma tem como sintomas a tosse, o chiado e aperto no peito.

A asma pode ser leve ou mais grave, aguda ou crônica e em alguns casos pode matar sim, principalmente no caso de pacientes que tem crises de asma e mesmo assim não param de fumar. Relato aqui uma experiência triste, num pronto socorro quando vi uma jovem de 22 anos morrer por esta razão; várias vezes ela esteve lá em crise e foi orientada a parar de fumar, mas nada a fez parar, até o dia em que as manobras não foram suficientes e ela nos deixou. Portanto, repetimos, se você tem asma pare imediatamente de fumar.

A asma não tem cura mas tem como tratar para que o paciente tenha mais qualidade.

É importante lembrar que asma e bronquite crônica não são a mesma coisa. A asma não pega, não é contagiosa, mas tem características hereditária, se os pais sofrem com asma, a chance dos filhos terem asma aumenta em até 50%.

O importante para os pacientes asmáticos é evitar agentes que causam a asma, como poeira, contato com animais (pelos), cheiro de flores (pólen), fumaça de carro e cigarro, desodorante aerosol, e até mesmo gritos, choros e risos pois tudo isso pode causar hiperventilação e desencadear a asma. Distúrbios emocionais podem também desencadear uma crise de asma como por exemplo, uma crise de ansiedade. Em alguns casos, o uso do ar condicionado pode também causar uma crise de asma; o ar frio pode irritar os brônquios.

A asma merece cuidado e é importante você consultar um pneumologista para entender melhor como funciona o processo asmático e os tratamentos que são indicados em cada caso.

O tratamento medicamentoso inalatório (bombinhas) é o mais comum no caso dos asmáticos, mas é importante que o tratamento seja feito para cortar o problema, pois senão a pessoa vai ficar usando aquilo ali como paliativo, o tempo todo. Os broncodilatadores de antigamente faziam com que as pessoas tivessem crises de taquicardia, mas hoje isso não é comum, caso você sinta isso, é porque está inalando de forma errada ou em doses erradas. fique sempre atento ao uso pois se trata de remédios.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email