Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Agrião

A forma mais comum de consumo do agrião é na alimentação, sobretudo no preparo de saladas. Na medicina popular, também encontramos o xarope feito com a planta, bastante indicado para os casos de gripe, resfriados e outras doenças respiratórias. Essa indicação se ampara no conhecido efeito expectorante do agrião. Ele contém substâncias que ajudam o organismo a expelir o catarro acumulado no pulmão e nas vias aéreas.

Outra forma de usufruir desse benefício é por meio do chá feito com as folhas e talos do agrião. A receita é bem simples e pode ser utilizada por quase todas as pessoas (leia a parte de precauções). O ideal é seguir o modo de preparo e as quantidades indicadas abaixo. O chá é ótimo para tratar a tosse produtiva e alguns sintomas da gripe.

Agrião

Agrião

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara (chá) de folhas e talos de agrião
  • 100 ml de água
  • 1 colher (sopa) de mel (opcional)

Modo de Preparo:

Antes de fazer o chá, lave bem as folhas e os talos do agrião e deixe secar. Enquanto isso, coloque a quantidade de água indicada em um chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e junte o agrião. Tampe a chaleira e deixe descansar por 15 minutos. Então coe e adoce com o mel (se quiser).

Posologia

Para aliviar os sintomas das doenças respiratórias, é necessário tomar o chá 3 vezes ao dia. A quantidade indicada é de 1 xícara de chá a cada dose. É melhor consumir o remédio caseiro morno, para auxiliar na desobstrução das vias aéreas.

Precauções

Não foram encontradas contraindicações para o uso do chá de agrião. No entanto, vale lembrar que todo tratamento feito com plantas deve ser acompanhado por um especialista. Os diabéticos não devem adoçar o chá com mel ou qualquer outro produto. O mel, nesse caso, serve para potencializar o efeito expectorante do agrião, mas a receita funciona sem ele.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email