Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá da Alegria

O Globo Repórter que foi ao ar na noite de 04/09/2015 tratou dos benefícios das especiarias e das ervas para a nossa saúde. O programa mostrou como o uso das plantas pode ajudar a combater diferentes prolemas com custo menor que o dos remédios tradicionais. Produtos naturais como o gengibre, a canela, a cúrcuma, a pimenta, a cebola e o alho foram apresentados pelo repórteres.

Uma das receitas exibidas no programa foi o chá da alegria. A receita criada por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, combina ervas que ajudam a melhorar o humor. A mistura inclui sálvia, hortelã, camomila, endro, chá verde, erva doce, canela, semente de mostarda, tomilho e alecrim.

Se você precisa melhorar a disposição, essa é a combinação ideal de ervas medicinais. Veja as quantidades e como preparar o chá para ficar mais alegre e de bem com a vida de forma natural.

Chá da Alegria

Receita do chá da alegria exibido no Globo Repórter

Você Vai Precisar De

  • 1 xícara (café) de sálvia
  • 1 xícara (café) de hortelã
  • 1 xícara (café) de camomila
  • 1 xícara (café) de endro
  • 1 xícara (café) de chá verde
  • 1 xícara (café) de erva doce
  • 1 xícara (café) de canela
  • 1 xícara (café) de semente de mostarda
  • 1 xícara (café) de tomilho
  • 1 xícara (café) de alecrim

Modo de Preparo

Coloque todas as ervas em um recipiente com tampa e misture bem. O mix deve ser armazenado em um local fresco e à sombra. O pote deve ser bem tampado para evitar a umidade. Assim, você poderá usar a mistura da alegria durante mais tempo.

Para fazer o chá, é necessário separar 1 colher (sopa) da mistura de erva. Coloque essa quantidade em 1 xícara (chá) de água quente, tampe e deixe em infusão por 3 minutos. Depois coe e tome morno.

Se você não tem em casa um infusor de chá, a dica é preparar sachês usando 1 pedacinho de pano de algodão e 1 barbante fininho. Coloque a colher de erva no centro do paninho, junte as pontas e amarre. O sachê deve ser mergulhado na água fervente por 3 minutos.

Posologia

Você deve tomar 1 xícara (chá) da infusão pronta à noite, cerca de 30 minutos antes de dormir. O chá pode ser consumido morno ou frio, de preferência sem adoçar.

Cuidados

Quem não tem o hábito de consumir essas ervas precisa procurar um médico para avaliar as possíveis contraindicações da receita. Segundo os pesquisadores da Universidade de Viçosa, as plantas podem causar reações em algumas pessoas e, por isso, devem ser usadas com cautela.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email